Por Ascom Faperj
A direção da FAPERJ se une à comunidade acadêmica e expressa seu pesar pela perda do antropólogo Roberto Kant de Lima, professor emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF), que faleceu na noite de segunda-feira, 19 de maio, aos 80 anos, em Niterói. Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Kant era considerado uma referência nos estudos da área de Segurança Pública no Brasil. Ao longo da carreira de pesquisador, obteve diferentes apoios da FAPERJ. Foi Cientista do Nosso Estado, coordenador de área e membro do Conselho Superior da Fundação.
![]() |
Cientista do Nosso Estado, Roberto Kant foi membro do Conselho Superior da FAPERJ (Foto: Reprodução UFF) |
Nascido em 13 de novembro de 1944, Roberto Kant graduou-se em Direito, em 1968, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Concluiu Mestrado em Antropologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional (MN/UFRJ), em 1978; Doutorado em Antropologia na Harvard University, em 1986; e Pós-doutorado na University of Alabama at Birmingham, nos Estados Unidos, em 1990.
Um dos pioneiros em sua área de pesquisa no Brasil, Kant ajudou a criar o curso de Segurança Pública da UFF. Era professor dos departamentos de Antropologia, Direito Público e de Segurança Pública. Coordenava o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC), da UFF, no qual era apoiado pela FAPERJ. Era especialista em Antropologia do Direito e da Política, desenvolveu estudos no campo da Teoria Antropológica, com ênfase em método comparativo; na área de processos de administração de conflitos e produção de verdades; e em antropologia da pesca.
O professor Roberto Kant também foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFF, presidente da Comissão de Direitos Humanos e vice-presidente da Associação Brasileira de Antropologia, e docente da Universidade Veiga de Almeida. Foi professor visitante em instituições da Argentina, Canadá e Estados Unidos. Em 2008, recebeu do governo brasileiro a Ordem Nacional do Mérito Científico (ONMC) no grau de Comendador, na área de Ciências Sociais.