Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 27/03/2024 | Atualizado em: 03/04/2024

Uerj recebe Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Por Ascom Faperj

Com o propósito de promover o diálogo, a colaboração e o desenvolvimento de políticas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) no estado do Rio de Janeiro, será realizada nos dias 2 e 3 de abril, no Teatro Odylo Costa Filho (Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. Preparatório para a Conferência nacional, que ocorre em junho, o evento é apontado como fórum essencial para para promover o diálogo, a colaboração e o desenvolvimento de políticas relacionadas ao desenvolvimento do setor no estado. Ao reunir diversos stakeholders, como líderes do governo, acadêmicos, empresários, pesquisadores e representantes da sociedade civil, a conferência buscar a criação de um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências, além de identificar oportunidades para impulsionar o crescimento e a competitividade do de C,T&I no estado e País.

De acordo com os responsáveis por sua organização, a conferência tem como finalidade discutir sobre as urgências associadas a um novo mundo em transformação, apontando as perspectivas de futuro da ciência e tecnologia e suas implicações para que o estado possa superar os grandes desafios do presente, com a elaboração de recomendações básicas dirigidas a atores com poder decisório, mas também para integrantes das comunidades de C,T&I.

Em acréscimo, os organizadores têm a expectativa de definir o protagonismo do Sistema Estadual de C,T&I, utilizando o caráter mobilizador e articulador da comunidade científica e dos demais setores de C,T&I fluminenses.

A Conferência será estruturada presencialmente em torno de uma série de mesas-redondas, palestras, TED Talks, e eventos paralelos. Estas sessões abordarão uma ampla gama de tópicos relevantes para a C,T&I, incluindo políticas públicas, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, empreendedorismo, inovação tecnológica, saúde, mulheres na ciência, ciência básica, Sistema Estadual de C,T&I e entre outros. Com vistas a aumentar o alcance político das resoluções e recomendações da Conferência, os responsáveis procuraram garantir a participação e o engajamento também de contingentes fora do universo da academia, dos institutos de pesquisa e das empresas inovadoras. 

A organização da 5ª Conferência Estadual será de responsabilidade da Comissão Organizadora Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Faperj, Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj), onde a Secti será a anfitriã do evento.

Confira, no link a seguir, a programação completa da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro 

Topo da página