Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 01/02/2024 | Atualizado em: 02/02/2024

FAPERJ lança programa de apoio à recuperação do patrimônio do período colonial

Por Ascom Faperj

A Fundação abre o seu calendário de editais de 2024 com o lançamento de um edital inédito: Programa de Apoio a Estudos para a Recuperação e Reestruturação de Edificações Históricas do Período Colonial (1500-1807), Tombadas por Instituições de Patrimônio Histórico, Sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Anunciado nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, o programa, que contará com recursos de R$ 5 milhões, visa apoiar projetos científicos destinados ao desenvolvimento de pesquisas voltadas para a recuperação e restruturação de edificações históricas fluminenses do período colonial, além de dar suporte à organização, manutenção, gestão, desenvolvimento de atividades educacionais e turísticas e divulgação cultural de edificações históricas sediadas no estado do Rio de Janeiro.

Segundo a diretoria da FAPERJ, no estado do Rio de Janeiro, onde as estruturas arquitetônicas testemunham os primórdios da colonização, a necessidade de financiamento para projetos científicos voltados à recuperação e reestruturação destes monumentos é premente. Ao investir em estudos científicos específicos para a recuperação de edificações históricas, será possível aprimorar as técnicas de conservação, empregando métodos inovadores e sustentáveis. A pesquisa científica, nesse contexto, deverá contribuir para o desenvolvimento de soluções eficazes, que considerem a preservação dos elementos originais, a resistência estrutural e a adaptação às demandas contemporâneas.

O apoio será concedido na forma de "Auxílio à Pesquisa". As propostas deverão ser planejadas para serem executadas em até 24 meses.

Confira abaixo o edital na íntegra:

Edital FAPERJ Nº1/2024 – Programa de Apoio a Estudos para a Recuperação e Reestruturação de Edificações Históricas do Período Colonial (1500-1807), Tombadas por Instituições de Patrimônio Histórico, Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2024

Topo da página