Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 09/11/2023 | Atualizado em: 14/11/2023

Divulgado resultado da avaliação do programa Apoio às Academias Nacionais Sediadas no RJ

Por Ascom FAPERJ

A FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, 9 de novembro, o resultado da avaliação do Edital de Apoio às Academias Nacionais Sediadas no Estado do RJ. Lançado em 24 de agosto de 2023 para incentivar atividades de editoração, publicação, aquisição e manutenção de acervo, divulgação por via impressa ou eletrônica e melhoria organizacional e de infraestrutura das academias nacionais, tradicionais instituições que resguardam o conhecimento científico e cultural, sediadas em território fluminense. O edital representa um investimento de R$ 4,9 milhões em custeio e capital, pagos em parcela única, para projetos a serem executados em 24 meses.

Foram apoiadas oito academias: a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Brasileira de Filosofia (ABF), a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Academia Nacional de Engenharia (ANE), a Academia Nacional de Medicina (AMN) o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas Para o Desenvolvimento, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).

Trata-se de um apoio que visou fortalecer a parceria das Academias Nacionais sediadas no Estado do Rio de Janeiro com a sociedade brasileira como um todo, em especial com os pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, por dar mais visibilidade e acesso a importantes acervos. Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o patrimônio cultural e científico guardado e preservado por essas instituições é inestimável, tanto do ponto de vista dos conhecimentos específicos quanto de sua relação com a história do Brasil.

“Não podemos nem mesmo imaginar o potencial para a pesquisa científica e para a compreensão da nossa sociedade contido nesse material que em breve estará à disposição de todo cidadão brasileiro. Além disso, estudos produzidos pelas academias norteiam as políticas de Estado para as áreas da Ciência, Medicina, Engenharia e Cultura”, justificou Lima.

Confira a lista preliminar dos contemplados:

Resultado Preliminar: Edital FAPERJ Nº 16/2023 – Programa de Apoio às Academias Nacionais Sediadas no Estado do Rio de Janeiro

Topo da página