Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 14/09/2023 | Atualizado em: 14/09/2023

Programa ‘Jovens Cientistas Mulheres’ contempla 70 propostas

Por Ascom Faperj

A FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, 14 de setembro, o resultado do edital Programa de Apoio à Jovem Cientista Mulher com vínculo em ICTs do Estado do Rio de Janeiro – 2023. Foram recebidas 355 propostas, que foram avaliadas por um Comitê Externo de Julgamento designado pela diretoria da FAPERJ, com 70 pesquisadoras aprovadas no processo de seleção. Este número de contempladas é 4,5 vezes maior do que foi proposto inicialmente pelo Edital, e representa um investimento de cerca de R$ 30 milhões na pesquisa fluminense ao longo dos 36 meses de vigência dos projetos.

O programa é uma chamada exclusiva para jovens cientistas mulheres e visa apoiar projetos científicos de excelência, com metodologias inovadoras com foco, preferencialmente, à criação de novas linhas de pesquisa, liderados por jovens cientistas mulheres em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) sediadas em território fluminense e com menos de 12 anos de doutoramento. Os recursos financeiros poderão ser utilizados para o estabelecimento e melhoria de infraestrutura, e para despesas de custeio previstas nos projetos de pesquisa apresentados.

A diretora Científica da Fundação, Eliete Bouskela, é uma das idealizadoras desse Programa e vem inserindo na Fundação ações que visam mitigar a queda de produtividade decorrente do afastamento legal pela licença maternidade das atividades de pesquisa em institutos e universidades fluminenses. Nesse edital mais de 50% das pesquisadoras contempladas foram mães no período de análise do currículo, e puderam se beneficiar do acréscimo de dois anos ao período de avaliação de produtividade. Segundo Bouskela, esse programa é um exemplo de quão fundamental é o apoio a políticas de maternidade na ciência. “É importante salientar que a diversidade melhora e aumenta a produtividade científica”, concluiu.

Para o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, esse programa fortalece a pesquisa científica e tecnológica no estado, além de corroborar para as políticas que promovam a diversidade na ciência. “Com a inserção de ações e programas, que visem diminuir as desigualdades que atingem as pesquisadoras fluminenses, permitimos que elas continuem exercendo seus trabalhos e produzindo conhecimento científico de ponta”, disse.

Para a pesquisadora e neurocientista Leticia de Oliveira, presidente da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ e membro do movimento "Parent in Science", esse edital é extremamente importante para minimizar a perda de jovens mulheres cientistas que ocorre nesta fase por vários fatores, incluindo a maternidade. “A presença de mulheres cientistas em algumas áreas do conhecimento e, principalmente, nos espaços de decisão ainda é incipiente. Além disto, há pouco sinal de melhora com o passar do tempo. Precisamos de políticas efetivas, como a presença deste edital, para evitar a perda de mulheres cientistas garantindo a continuidade de suas carreiras acadêmicas”, afirmou de Oliveira.

Os projetos contemplados se distribuem por cada um dos três colégios estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O colégio de Ciências da Vida foi o que obteve o maior número de projetos aprovados, 26. E os colégios de Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar obtiveram 22 projetos contemplados cada um. Cada proposta receberá auxílio de até R$ 700 mil (incluindo bolsas de Iniciação Científica). Caso essas bolsas sejam solicitadas, estas somente serão implementadas após o depósito do auxílio financeiro referente às rubricas de custeio e capital em cada projeto.

As instituições com o maior número de propostas contempladas, em ordem decrescente são: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (22); Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj (13); Universidade Federal Fluminense - UFF (09); e outras 13 instituições de ensino e pesquisa do nosso estado.

Confira abaixo a lista das pesquisadoras contempladas no programa:

Resultado Preliminar: Edital FAPERJ Nº 07/2023 – Programa de Apoio à Jovem Cientista Mulher com Vínculo em ICTs do Estado do Rio de Janeiro

Nota: recursos deverão ser enviados via SisFaperj, no período de 18 a 22 de setembro de 2023.

Topo da página