Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 31/08/2023 | Atualizado em: 31/08/2023

Programa Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) 2023 concede 115 bolsas

Por Ascom Faperj

A FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, 31 de agosto, o resultado do edital Programa de Treinamento e Capacitação Técnica – 2023 (TCT). Foram recebidas 302 propostas, que foram avaliadas pela FAPERJ, tendo sido 115 projetos aprovados no processo de seleção.

O programa TCT tem como objetivo o aperfeiçoamento de técnicos de nível fundamental, médio e superior, participantes de atividades de apoio a projetos financiados pela FAPERJ, procurando valorizar a formação obtida e visando ao seu posterior ingresso no mercado de trabalho. As bolsas terão duração de doze meses, com possibilidade de, no máximo, duas renovações por igual período.

Para a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, o programa TCT é fundamental para a manutenção da execução de projetos científicos desenvolvidos nas Universidades. "Esse programa permite que técnicos com uma mão de obra extremamente qualificada atuem em projetos que propiciam o fortalecimento do cenário científico fluminense", afirmou Bouskela.

Os projetos contemplados se distribuem por todas as áreas do conhecimento. A área de Ciências Biológicas foi a que obteve o maior número de projetos aprovados, 43. Ciências Humanas obteve 15 projetos contemplados, seguida de Ciências da Saúde (12), Engenharias (11), Ciências Agrárias e Sociais Aplicadas (10), Exatas e da Terra (8) e, por fim, Linguística Letras e Artes (6).

As instituições contempladas com o maior número de bolsas, em ordem decrescente são: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (38); Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (20); Universidade Federal Fluminense - UFF (19); Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (9) e outras 14 instituições de ensino e pesquisa do nosso Estado.

Confira abaixo a lista dos contemplados no programa:

Resultado Preliminar: Edital FAPERJ Nº 05/2023 – Treinamento e Capacitação Técnica (TCT)

Nota: recursos deverão ser enviados via SisFaperj, no período de 04 a 12 de setembro de 2023.

Topo da página