Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 03/08/2023 | Atualizado em: 03/08/2023

Edital de 'Apoio à Organização de Eventos' contempla 402 propostas

Por Ascom Faperj

A FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, 2 de agosto, o resultado do edital Programa de Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro. Foram recebidas 499 propostas de eventos, que foram avaliadas pela FAPERJ, tendo sido 402 projetos aprovados no processo de seleção, o que representa um investimento da ordem de R$ 12 milhões.

Esta modalidade de apoio tem como objetivo estimular a realização de eventos que visem consolidar a vocação científica, tecnológica, de empreendedorismo e/ou de inovação no Estado do Rio de Janeiro, através do patrocínio dos eventos organizados por pesquisadores, representantes de entidades do setor de inovação, empresas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), todos sediados no Estado do Rio de Janeiro.

Os projetos contemplados se distribuem por todas as áreas e setores da atividade em C,T&I. As áreas das Humanidades foram a que obtiveram o maior número de projetos aprovados, 152, enquanto nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde foram aprovadas 98 propostas, 80 projetos em Exatas e Engenharias, 43 em Empreendedorismo e Inovação e, por fim, 29 projetos em Letras e Artes.

Entre as instituições fluminenses, destaque para a UFRJ, com 111 propostas, seguida pela UFF, com 71 projetos, e a Uerj, com 69. No total, 96 instituições sediadas no estado do Rio de Janeiro foram contempladas. Devido à alta qualidade das propostas submetidas, a Fundação optou por estender os recursos ao maior número de projetos possível, reduzindo os valores individuais concedidos a cada proposta.

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o edital, além de proporcionar a pesquisadores, tecnólogos e inovadores a ocasião de intercâmbio nacional e internacional de conhecimentos e tecnologias, incentiva uma atividade que é uma vocação dos no estado do Rio de Janeiro, estando na linha de frente da produção cultural, científica e tecnológica no país.

Para a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, "o aumento do aporte financeiro ao longo das edições do programa de Apoio à Organização de Eventos e o crescente número de eventos selecionados demonstra a crescente qualificação dos grupos que apresentaram propostas".

Confira abaixo a lista dos contemplados no programa:

Resultado preliminar: Edital FAPERJ Nº 06/2023 – Programa de Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro

Nota: recursos deverão ser enviados via SisFaperj, no período de 07 a 11 de agosto de 2023.

Topo da página