Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 11/04/2024 | Atualizado em: 11/04/2024

Anunciada nova edição do programa de apoio a 'competições discentes'

Por Ascom Faperj

A FAPERJ tem investido continuamente, nos últimos anos, na promoção de seus programas voltados ao desenvolvimento tecnológico e formação de recursos humanos de alto nível e na geração de conhecimentos técnico-científicos para o desenvolvimento socioeconômico. O prazo de submissão de propostas ao edital começa no dia 2 de maio.

Para dar continuidade à programação de fomento à pesquisa que prevê o lançamento de editais e chamadas ao longo do ano, a direção da FAPERJ divulgou, nesta quinta-feira, dia 11 de abril, o lançamento de uma nova edição do programa Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional. A chamada tem como objetivo apoiar projetos de iniciação ou pré-iniciação tecnológica que permitam aos discentes aplicarem conhecimentos teóricos na execução de projetos práticos, com a finalidade de participarem em competições, nacionais ou internacionais, cujo objeto seja a experiência com nova tecnologia, inovação ou empreendedorismo, especificamente de caráter educacional.

Os estudantes envolvidos poderão aprofundar seus conhecimentos práticos nas mais diversas áreas onde os projetos ocorrem e se qualificar para as mais diversas funções no mercado de trabalho, cada vez mais dinâmico e exigente.

Docentes, pesquisadores ou técnicos de instituições de ensino médio ou superior sediadas no estado podem submeter projetos de equipes, sob sua supervisão, cujo conteúdo esteja relacionado ao desenvolvimento de novas tecnologias, inovação ou empreendedorismo e que sejam aderentes a competições de caráter educacional no território nacional ou internacional.

O proponente deverá apresentar no projeto os detalhes das competições previstas, o histórico da equipe, as parcerias existentes, quais serão os desafios enfrentados para a participação das competições e os locais das competições (se já estiverem definidas).

O edital tem recursos da ordem de R$ 3 milhões, sendo o valor máximo de cada proposta de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) por equipe, que poderá ser utilizado em mais de uma competição e na aquisição de equipamentos, custeio e demais despesas necessárias aos projetos.

Confira a íntegra do edital:

Edital FAPERJ Nº 06/2024 – Programa de Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica Para Competições de Caráter Educacional

Topo da página