Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 08/04/2024 | Atualizado em: 08/04/2024

FAPERJ manifesta pesar pela perda do pesquisador Eliezer Barreiro, professor emérito da UFRJ

Por Ascom Faperj

Eliezer Barreiro: ciência brasileira perde um de seus principais nomes nos estudos de planejamento, síntese e avaliação farmacológica de compostos/protótipos de novos fármacos (Foto: Divulgação)

A direção da FAPERJ se une à comunidade acadêmica e expressa seu pesar pela perda do pesquisador e farmacêutico Eliezer Barreiro, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Defensor da competência nacional na área farmacêutica, o pesquisador destacou-se pelos estudos de planejamento, síntese e avaliação farmacológica de compostos/protótipos de novos fármacos. Eliezer Barreiro faleceu nesta segunda-feira, 8 de abril, aos 76 anos. O cientista recebia apoio da FAPERJ para a realização de seus estudos por meio do programa de fomento à pesquisa Cientista do Nosso Estado.

Nascido no Rio de Janeiro, em maio de 1947, Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro graduou-se farmacêutico, em 1970, pela Faculdade de Farmácia da UFRJ. Concluiu mestrado em Ciências em Química de Produtos Naturais pela mesma instituição, em 1973. Obteve o título de Docteur ès Sciences d´État, pela Université Scientifique et Médicale de Grenoble, da França, em 1978. Retornou à UFRJ em 1984, onde foi professor titular de 1986 até 2022, quando passou a professor emérito.

Defensor do protagonismo nacional na área farmacêutica, Barreiro criou o Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LassBio) da UFRJ, em 1994. Desde então, ocupava o cargo de coordenador Científico da unidade, considerada referência em pesquisa de excelência na área da Química Medicinal no Brasil e no exterior. Obteve diferentes apoios da FAPERJ ao longo dos anos. Era coordenador Científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-Inofar).

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), desde 2001, o pesquisador recebeu diferentes prêmios por suas contribuições. Em 2010, foi homenageado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pela Presidência da República. No mesmo ano, foi agraciado com o Prêmio 30 Anos da FAPERJ, na área de Ciências Exatas, e com a Comenda do Mérito Farmacêutico do Estado de Pernambuco (CRF-PE). Era membro correspondente da Academia de Farmácia de Lion y Castilla, da Espanha, desde 2013.

Topo da página