A FAPERJ divulga nesta quinta (23/11) a relação dos bolsistas contemplados na edição de 2023 do programa, lançado na primeira quinzena de julho. Foram concedidas 176 bolsas de um total de 490 solicitações, beneficiando 18 instituições sediadas em solo fluminense.
Com orçamento ampliado, edital selecionou quase o dobro de obras financiadas na edição anterior, de 2022. O total do investimento, desta vez, será de cerca de R$ 3,5 milhões, montante também superior ao previsto inicialmente. Edital foi lançado no início de junho e havia recebido 326 propostas. Anúncio foi feito nesta quinta (23/11).
Os programas 'Apoio a Mães Cientistas' – em parceria com o Instituto Serrapilheira e o Parent in Science – e 'Apoio a Pesquisadores com Deficiência' foram aprovados em reunião do Conselho Superior nesta quarta (22/11). Já o edital 'Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação' ganhará nova edição.
A Iniciativa Amazônia+10 e o CNPq lançaram, na quinta-feira (16/11), a Chamada Expedições Científicas, que vai disponibilizar R$ 59,2 milhões para financiar pesquisas sobre a sociobiodiversidade de áreas pouco conhecidas da maior floresta tropical do mundo. O prazo para submissão de propostas vai até 29 de abril de 2024.
Promovido pelo MCTI e pela Finep, e executado pela FAPERJ, o programa, que recebeu 683 propostas provenientes de 52 municípios do estado, divulgou nesta quinta (23/11) a lista das empresas selecionadas para participar da Fase 2. Agora, os proponentes selecionados deverão elaborar seu Projeto de Empreendimento.
Equipes do Laboratório de Pesquisa de Ciências Farmacêuticas (LaPesF), da Uerj, e do Grupo de Pesquisa Ambiente, Diversidade e Saúde, da Fiocruz, vêm avaliando a contaminação de populações indígenas expostas ao mercúrio na região Amazônica.