Agências divulgaram, nesta quarta (12/7), o conteúdo do edital, voltado à criação de empreendimentos inovadores e à difusão da cultura empreendedora. Iniciativa pode contemplar até 50 empresas, com valor total de R$ 3,5 milhões. As empresas também poderão receber bolsas do CNPq.
Rede temática criada pela FAPERJ, que pesquisa o efeito do uso de drogas, vem estudando a utilização do fentanil no Brasil. Uso do opioide é considerado problema de saúde pública nos EUA, onde cerca de 70 mil pessoas morreram por overdose em 2021. Fentanil foi sintetizado, em 1960, para atender às necessidades da medicina intensiva.
Em reunião na sede da Fundação, membros da diretoria receberam o presidente do CNPq para debater parcerias futuras e como estreitar cooperação entre as agências. No encontro, foi lançada a ideia de a FAPERJ subsidiar futuros concursados com apoio à sua instalação nas instituições federais sediadas no Estado do Rio de Janeiro.
Pesquisadores ligados ao Instituto de Química da UFF vêm trabalhando com biomassas não convencionais para produção de biocombustíveis. Vantagem do projeto é usar matéria orgânica que não é empregada como alimento, ao contrário da cana-de-açúcar, da soja ou do milho, comumente utilizados.