Representantes da Capes, de 18 FAPs, incluindo a FAPERJ, e de 4 IES assinaram, nesta terça (16/5), acordos visando à outorga de propostas aprovadas no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG). No RJ, serão 3 grandes projetos, alcançando 37 programas de pós.
Destinada a apoiar jovens cientistas negros e indígenas em projetos voltados para a área da Ecologia, programa prevê investimentos de R$ 10,2 milhões. Sudeste foi a região com o maior número de projetos inscritos. Quinze propostas vieram de fora do País. Selecionados para a fase 2 do processo de seleção serão anunciados no dia 14/6.
A partir de sucata, um grupo de pesquisadores do consórcio Rede Saúde desenvolveu uma bioimpressora 3D de baixo custo. Os resultados desse primeiro protótipo, construído com eletrônicos velhos e metodologias de código aberto, foram publicados no periódico International Frontiers in Bioengineering and Biotechnology.
Estruturar uma rede de negócios comunitários no interior do estado do Rio de Janeiro, sobretudo em áreas de maior vulnerabilidade. Essa é uma das propostas do projeto “Impacto fora do eixo”, desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Economia da Uerj.