O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Luz no fim do túnel para CBPF e Iuperj
Publicado em: 16/08/2002
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Luz no fim do túnel para CBPF e Iuperj

Luz no fim do túnel para CBPF e Iuperj

 

O engajamento em massa  do meio acadêmico e da  sociedade carioca no movimento  em  defesa  do  Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) começa a surtir efeitos práticos. No caso do Iuperj, já existe, inclusive, o compromisso de liberação de recursos de origens diversas para amenizar a séria crise financeira que abala o instituto, ameaçado de fechar as portas. A situação da CBPF ainda está na dependência da análise que a Comissão de Física Brasileira, criada recentemente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), fará sobre os cursos de pós-graduação rea-lizados no centro.

 

Apesar de a situação de ambas as instituições ainda não ter sido definitivamente resolvida, seus diretores estão otimistas. O diretor do CBPF, João dos Anjos, afirma que o assunto está muito bem encaminhado e acredita que, em breve, terá uma boa notícia para o centro, que comemorou, em maio passado, 40 anos da aula inaugural do primeiro curso de pós-graduação em física do Brasil, realizada no dia 16 de maio de 1962.

 

O quadro de incertezas no CBPF começou quando a chamada Comissão Tundise - responsável pela avaliação das instituições ligadas ao MCT - recomendou que, a partir de julho, não sejam aceitas novas matrículas nos cursos de pós-graduação organizados pelo centro.

 

O ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota Sardenberg, optou, no entanto, por criar uma comissão para a análise da proposta antes de tomar uma decisão definitiva, além de consultar a comunidade científica. Essa postura do ministro aumentou as esperanças de uma decisão favorável: “Os cursos de pós-graduação de cerca de 10% dos mestres e doutores em física do país foram realizados no CBPF. Além disso, esses cursos receberam recentemente conceito 6 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em uma escala que vai até 7. Isso mostra a excelência desses cursos”, observa o diretor do CBPF.

 

O diretor executivo do Iuperj, Fabiano dos Santos, também aposta em melhores dias para a instituição. Apoiado pela adesão de diferentes setores da sociedade à mobilização em torno do instituto, ele já obteve a promessa de liberação de recursos da prefeitura do Rio de Janeiro e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep): “A primeira parcela dos recursos da prefeitura logo serão liberados, estamos vendo a luz no fim do túnel”, assinala.

 

Em audiência realizada no Palácio do Planalto, no dia 10 de maio, o presidente Fernando Henrique Cardoso demonstrou a Fabiano dos Santos interesse em ajudar o Iuperj por intermédio de recursos do MEC. O Iuperj tem 33 anos e foi a primeira instituição a oferecer, no Brasil, cursos de pós-graduação em política. Além disso, o instituto conta com mais de 20 mil volumes em sua famosa biblioteca, consi-derada a principal de toda a América Latina sobre temas políticos e de sociologia.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes