O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Especialistas sugerem mudança de paradigma no tratamento da tuberculose
Publicado em: 15/08/2002
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Especialistas sugerem mudança de paradigma no tratamento da tuberculose

Registro:

Especialistas sugerem mudança de paradigma no tratamento da tuberculose

 

Especialistas alertam para a necessidade de mudanças de paradigma no tratamento da tuberculose, doença que vem crescendo de modo alarmante em vários países, inclusive no Brasil. Na I Conferência sobre a Tuberculose realizada, no mês de maio, em Angra dos Reis, especialistas nacionais e estrangeiros discutiram sobre medidas necessárias para o controle da doença no Brasil.

 

O que mais preocupa os pesquisadores é o fato da tendência prevalecer mesmo já existindo medicamentos capazes de curar a doença, muitos dos quais são distribuídos gratuitamente pelo Governo, além das unidades especiais para o tratamento da doença em hospitais públicos.

 

Um dos temas que ganhou destaque no debate foi o papel da nutrição na tuberculose. Estudos relacionando a tuberculose com a pobreza e a miséria geraram um intenso debate.

 

Entre as recomendações sobre as estratégias que podem ser adotadas para o controle da doença no país, os especialistas enfatizaram a importância da vacinação, como método de prevenção, e a perspectiva de novos medicamentos associados às ciências da genômica e da proteômica.

 

O aumento na incidência de casos em vários países levou a Organização Mundial da Saúde a promover e participar de vários programas, em nível mundial, com o objetivo de discutir esse assunto, além de conduzir o seu próprio programa de combate à tuberculose.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes