O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > FAPERJ festeja seu 25º aniversário
Publicado em: 22/07/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ festeja seu 25º aniversário

No ano em que comemora o 25º aniversário de sua fundação, a FAPERJ prepara uma solenidade festiva para celebrar a data e a edição de um livro que irá resgatar a trajetória da Fundação desde sua criação até os dias de hoje. A pesquisa que resultará na publicação do volume está a cargo da historiadora Jessie Jane Vieira de Souza, professora do Departamento de História da UFRJ e ex-diretora do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, sob supervisão da coordenadora do Programa de Editoração da FAPERJ, Ismênia de Lima Martins.

"A obra irá traçar um breve histórico da produção científica no país e a presença da FAPERJ no contexto do avanços realizados ao longo dos anos nas áreas de ciência e tecnologia", diz Vieira de Souza. A historiadora adianta que o volume trará depoimentos de integrantes da atual diretoria, ex-presidentes e integrantes do Conselho Superior, de funcionários e ex-funcionários, e também de alguns dos primeiros agraciados nos programas de fomento da FAPERJ, procurando mostrar o impacto desses apoios na sua trajetória acadêmica. Um demonstrativo dos investimentos feitos ao longo do tempo pela instituição em projetos e iniciativas na área de C&T do estado também constará do trabalho.

Criada em agosto de 1980, a FAPERJ teve origem na fusão de duas outras fundações que pré-existiam: o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio de Janeiro (Fiderj) e o Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH). Nos primeiros tempos, as funções antes atribuídas às duas instituições que deram lugar à FAPERJ acabaram prevalecendo sobre aquelas que deviam orientar o recém-criado órgão: o de promover e amparar a pesquisa.

Até 1987, o novo órgão sequer ofereceu apoio financeiro a projetos de pesquisa e bolsas de formação em pós-graduação. Até aquele ano, a FAPERJ, em convênio com o governo do estado, administrava o Programa Especial de Educação, com o objetivo de erguer 500 Cieps, e tinha sob sua subordinação uma Faculdade de Formação de Professores. Ainda no final dos anos 80, o governo estadual propôs a reestruturação da FAPERJ, segundo um modelo moderno e eficiente. Inspirada no exemplo dos países de grande tradição em pesquisa, a Fundação logo ficaria sob a supervisão da nova Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – denominação que só recentemente ganhou o acréscimo da palavra ‘Inovação’.

Em 1999, o órgão foi rebatizado de Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, por ocasião da morte do eminente cientista. Hoje, voltada para o fomento da pesquisa e a formação científica e tecnológica necessárias ao desenvolvimento sóciocultural do Estado do Rio de Janeiro, a FAPERJ mantém apoio a cerca de 2.200 bolsistas em diversas modalidades. Paralelamente, a Fundação presta, por meio de seus programas especiais – que incluem o lançamento regular de editais –, apoio a um grande número de instituições de ensino e centros de pesquisa localizados dentro dos limites do estado.

Em 2004, a instituição teve um dos melhores anos de sua história financeira – com desembolso total de mais de R$ 137 milhões. O repasse dos recursos pelo governo estadual possibilitou, entre outras realizações, a con-cretização de novos programas, como Rio Inovação e Primeiros Projetos, e ainda o lançamento de importantes editais, como o que contempla projetos para o desenvolvimento regional e o que destina recursos para pesquisa em temas relacionados aos direitos humanos.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes