O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Rio em Mapas vai a Campos
Publicado em: 01/04/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rio em Mapas vai a Campos

Terceira edição do projeto valoriza patrimônio arquitetônico e cultural do interior do estado

 

Pela primeira vez, o projeto Rio de Janei­ro em Mapas retratou uma região situada fora dos limites da capital fluminense: Campos dos Goytacazes. Na terceira edição do projeto, que desta vez contou com o apoio da Fenorte (Fundação Estadual do Norte Fluminense), o município ganhou um mapa e um catálogo ilustrado com informações sobre instituições, construções e monumentos localizados na região. O lançamento ocorreu no dia 27 de janeiro, no Museu da República, na Zona Sul da cidade.


Fundada em 1677, Campos dos Goytacazes reúne edificações em estilo neoclássico e art-noveau, além de construções próprias da arquitetura religiosa. O catálogo resgata a história de prédios localizados na região e um serviço com informações sobre as entidades de pesquisa, igrejas, solares, museus, usinas, centros culturais e outras instituições.

Coube à ilustradora Mariana Massarani recriar os principais logradouros e atrações históricas de Campos dos Goytacazes. O traço simples, delicado e ao mesmo tempo vibrante da artista faz uma saborosa releitura do clima interiorano e de construções como o Solar Pirapetinga, o Asilo do Carmo, o Solar da Baronesa, a Villa Maria e a Igreja de Santa Efigênia. “Esse projeto ajuda a valorizar a cidade, a despertar a curiosidade de quem não conhece os tesouros do próprio lugar em que mora”, disse Massarani.

O projeto Rio de Janeiro em Mapas tem o objetivo de divulgar as principais construções, logradouros e instituições de um bairro ou cidade sob o ponto de vista histórico, cultural e arquitetônico. Em sua estréia, retratou a região central da cidade do Rio de Janeiro pela paleta de Jorge de Salles; o mapa seguinte focalizou os bairros de São Cristóvão, Benfica e Mangueira, e teve a assinatura do pintor naif J. Araújo.

Para a arquiteta Mônica de Lima Monteiro, a edição dedicada a Campos representou a oportunidade de resgatar parte da história do município onde nasceu. Ela foi a responsável por manter a fidelidade arquitetônica na transposição das construções para o mapa. O projeto teve também a participação da historiadora campista Ana Angélica Vieira Dias Nazareth, encarregada do trabalho de pesquisa sobre os locais destacados.

O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, apoiou com entusiasmo a idéia de levar o projeto para o interior: “O mapeamento de Campos faz parte da política de interiorização das ações da FAPERJ. Ele traz em seu bojo a valorização do patrimônio cultural do interior”, disse.

A próxima edição do Rio de janeiro em Mapas deve contemplar o bairro de Santa Teresa, situado na zona central da capital. A previsão é de que o lançamento aconteça ainda neste primeiro semestre.

Com tiragem de 1.500 exemplares, o catálogo e o mapa de Campos dos Goytacazes são distribuídos gratuitamente para escolas públicas, bibliotecas e a todos aqueles que se interessarem em obter um exemplar. As solicitações podem ser feitas à FAPERJ, pelo telefone (21) 2333-2000.

 

Mais informações:

Imagens e informações das três edições do projeto – Campos dos Goytacazes, São Cristóvão e adjacências e Centro do Rio.
Campos dos Goytacazes
São Cristóvão e adjacências – Benfica e Mangueira
Centro do Rio

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes