O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Um dueto para colocar a MPB no mapa
Publicado em: 01/04/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Um dueto para colocar a MPB no mapa

Instituto Cravo Albin e FAPERJ se unem na edição impressa de dicionário online

O Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasi-leira, disponível hoje apenas na internet, terá em breve sua versão impressa. Com apoio financeiro da FAPERJ, o futuro catálogo com mais de seis mil verbetes é a consolidação da vasta memória da produção musical popular brasileira. A FAPERJ também apoiará a edição do Mapa da Música do Rio de Janeiro, que apontará  dentro dos limites do estado onde ficam as instituições ligadas à MPB, com endereços, telefones e informações sobre suas atividades.

As novidades foram anunciadas na solenidade de assinatura do protocolo de intenções que a FAPERJ celebrou com o Instituto Cultural Cravo Albin, realizada no dia 3 de março. O apoio que o instituto vem recebendo da Fundação desde 2001 teve o reconhecimento de seu presidente, Ricardo Cravo Albin. “A FAPERJ é uma parceira de excelência. Sempre aberta a novas idéias, a agência é solidária em benefício de boas causas. Ela ajuda a preservar o eterno, que é o som brasileiro”, agradeceu o anfitrião do coquetel de confraternização na sede do instituto que leva seu nome.

 Uma das metas da nova parceria é desenvolver atividades de preservação, difusão e promoção da música popular brasileira. O protocolo prevê a realização de projetos e a realização e atividades de caráter cultural no campo da pesquisa para o desenvolvimento social, cultural e científico do Estado do Rio de Janeiro. 

O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, vê como um desafio o apoio que a fundação tem dado à cultura. “Para nós tem sido muito gratificante expandir as áreas de fomento à pesquisa. Tradicionalmente, o maior apoio sempre foi para a pesquisa científica. Passamos a dar mais ênfase à pesquisa tecnológica e, mais recentemente, à pesquisa cultural”, disse Rocha Filho.

Uma das mais importantes pesquisas na área cultural realizadas no país é feita no Instituto Cultural Cravo Albin, cujo acervo é composto por fotografias, documentos originais, recortes de jornais e revistas, programas de rádio e televisão e roteiros de espetáculos musicais. O arquivo fonográfico, com mais de 15 mil discos, tem ainda duas mil fitas sonoras em rolo, fitas magnéticas sonoras em cassete e cerca de mil CDs.

Uma grande quantidade de documentos audiovisuais complementa o material que compreende ainda um acervo museológico: peças de indumentária de personalidades da MPB, troféus, medalhas, mobiliário de época, esculturas, artesanato, além de gravuras e quadros a óleo de artistas brasileiros de reconhecida importância.

A maior parte deste acervo, assim como a sede do instituto, foi doada por Ricardo Cravo Albin, que teve sua iniciativa elogiada pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza. “Essa beleza de instituto é fruto de um trabalho de muitos e muitos anos. Como representante do governo do estado, me sinto na obrigação de agradecer tudo o que o Ricardo faz pelo povo do Rio de Janeiro no sentido de preservar a memória fluminense”, afirmou.

 

Mais informações:

http://www.dicionariompb.com.br/

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes