O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Um atlas útil e histórico
Publicado em: 01/04/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Um atlas útil e histórico

Referência para o mundo no tratamento dos pacientes portadores do vírus HIV, o Brasil vai aos poucos deixando para trás uma fase aguda da epidemia, em que os pacientes eram tardiamente assistidos e sucumbiam acometidos por infecções em avançado estágio evolutivo. Com o avanço dos programas de combate à propagação do vírus HIV e o progressivo controle da doença, se tornaram cada vez menos freqüentes os casos de pacientes vitimados por lesões extremamente graves, não raro causadas por agentes oportunistas.

Para guiar a classe médica nesse combate à epidemia, que continua longe de terminar, um importante guia de apoio saiu do prelo no mês de janeiro: ATLAids – Atlas de Patologia da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, publicado com o apoio da FAPERJ. O volume reúne uma vasta coleção de ilustrações clínicas, patológicas e histopatológicas – dificilmente vistas em publicações sobre o tema infecção HIV/Aids. Estas são complementadas por um conjunto de textos de colaboradores, a maioria deles do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO.

O editor-científico da publicação, Carlos Alberto Basílio-de-Oliveira, explica na apresentação do volume que antes do uso do coquetel antiretroviral, os pacientes infectados pelo vírus do HIV “chegavam rapidamente ao óbito, com freqüência por conta de infecções virais, bacterianas, por ações de protozoários e/ou por diversos parasitos, inclusive zoonoses exóticas, até então raras para o homem”. Coordenador do Centro de Referência Nacional em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids -  Patologia, o médico-pesquisador afirma que o perfil atual volta-se para duas situações paralelas: uma infecciosa – a tuberculose; outra neoplásica – o linfoma não-Hodgkin.

A atual redução na variedade de infecções em nada diminui a utilidade dessa extraordinária compilação de peças visuais e textos, que promete ajudar no estudo e nas alterações em todos os órgãos e sistemas – incluindo as que podem ser secundárias e imprevisíveis à terapêutica atualmente utilizada contra a infecção pelo HIV. Dividido em 24 capítulos, o volume reúne textos abordando temas diversos, tais como pele e Aids, alterações neurológicas na infecção pelo HIV, os primeiros anos da descoberta da AIDS, aspectos médico-legais e éticos na autópsia em casos de AIDS, entre outros. A publicação vem acompanhada de um CD-Rom que reúne o mesmo conteúdo. 

ATLAids

Carlos Alberto Basílio-de-Oliveira

(editor científico)

Editora Atheneu / FAPERJ

Lançamento: janeiro de 2005

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes