O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > FAPERJ de olho no Panamericano de 2007
Publicado em: 25/10/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ de olho no Panamericano de 2007

Palco de alguns dos mais importantes eventos da história do esporte, como a Copa do Mundo de Futebol de 1950, o Rio de Janeiro já se prepara para sediar os XV Jogos Panamericanos de 2007. De olho nas transformações pelas quais a cidade deverá passar até o dia de abertura da competição, pesquisadores ligados ao Instituto Virtual do Esporte (IVE) da FAPERJ estão trabalhando em pesquisa que pretende avaliar o impacto, sobre a capital do estado, da realização desse que é o maior torneio esportivo das Américas.

De acordo com o professor Gilmar Mascarenhas, da Uerj, a pesquisa terá duração de pelo menos três anos. Os pesquisadores vão analisar os fundamentos da política urbana por trás das operações previstas e acompanhar as intervenções realizadas para estimar os impactos sociais, ambientais e econômicos do evento sobre a cidade. “Também vamos avaliar o novo mapa que emergirá com o evento, com a valorização de áreas, instalação de novos equipamentos urbanos, as mudanças no sentido e na intensidade dos fluxos, e que, ao lado de outros fatores, comporão o legado urbanístico do PAN”, explica Mascarenhas, que durante passagem pela Universidade de Barcelona conheceu a temática do ‘urbanismo olímpico’.

 

Com a ajuda do estudante de geografia Raphael Pereira, bolsista de Iniciação Científica da FAPERJ, o pesquisador está comparando o projeto elaborado em 1996, quando o Rio foi candidato a sediar os Jogos Olímpicos de 2004, e o planejamento para o Pan de 2007. “Um dos objetivos nesta primeira etapa é tecer uma comparação entre os dois projetos, que apresentam concepções bastante distintas de cidade, do envolvimento da gestão urbana com o evento e seu posterior legado sobre o espaço e seus habitantes”, afirma. A dupla, que espera integrar novos profissionais e virar uma equipe, está reunindo reportagens publicadas na imprensa, informações sobre planejamento urbano, gestão urbana e grandes eventos esportivos. Paralelamente, ambos vêm fazendo visitas regulares ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a órgãos municipais para conhecer em profundidade os projetos. As conclusões serão encaminhadas ao governo, a iniciativa privada e a entidades representativas do comércio.

 

A idéia da pesquisa surgiu da própria atividade docente do professor, que após seu doutorado na USP, em 2001, criou, na Uerj, uma nova disciplina de caráter eletivo, então inédita no Brasil: a Geografia dos Esportes.

IVE: uma iniciativa pioneira da FAPERJ

O estudo do fenômeno esportivo e o incentivo à prática do desporto no estado ganharam novo impulso com a criação do Instituto Virtual do Esporte (IVE). Para o coordenador do IVE, Victor Melo, a FAPERJ saiu na frente de outras Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) ao investir em pesquisas na área de esportes como parte de sua política científica: “É a primeira vez que uma FAP entendeu a importância do esporte como pesquisa científica”, enfatiza.

 

Onze projetos estão em andamento no IVE, que reúne em seu quadro pesquisadores de várias áreas, como geografia, educação física, história e economia. As pesquisas abordam desde a formação do atleta até o impacto econômico do esporte.

 

Uma linha de pesquisa que merece destaque são os Centros de Memória, que têm como objetivo resgatar a história de instituições antigas. Exemplo disso é o Centro de Memória (CeMe) da Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD) da UFRJ, que completou 65 anos. Por meio do CeMe, o IVE lançou recentemente o CD Rom Memória Documental da ENEFD-UB, volume 1. Além de contar com o apoio da FAPERJ, a edição deste material foi viabilizada com o apoio do CNPq e da Biblioteca Nacional. O CD Rom apresenta os textos integrais dos Arquivos da ENEFD, periódico oficial da instituição (1945/1972), os relatórios da direção da Escola (1957/1965), o decreto-lei de criação da instituição e o primeiro livro de atas da ENEFD.

 

Em breve, o IVE deverá lançar as séries Memória Visual da ENEFD e Memória Oral da ENEFD. O primeiro reunirá imagens de valor histórico, como a foto que ilustra esta reportagem, de autoria de Antonio Tomaz de Rezende, que retrata aula, nas dependências da ENEFD, ministrada pela primeira professora de balé aquático do Brasil, Maria Lenk.

 

Links úteis

Conheça as diversas pesquisas realizadas pelo Instituto Virtual do Esporte

www.ceme.eefd.ufrj.br/ive/home.swf

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes