O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Crônicas de uma marcha
Publicado em: 25/10/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Crônicas de uma marcha

Capa  do livro Obras sobre campanhas militares, documentadas por historiadores e estudiosos, enchem as estantes de livrarias e atraem um público cativo. Ao conjunto dessas publicações vem somar-se agora, por iniciativa do Comandante Alfredo Souza Coutinho Filho, um feito até aqui pouquíssimo conhecido dos brasileiros: a marcha realizada por fuzileiros navais entre o Rio de Janeiro e o planalto central em homenagem à inauguração de Brasília. O volume, publicado neste mês de outubro com o título A Pé Para Brasília  Crônicas de Uma Marcha (Editora Relume & Dumará), conta com o apoio da FAPERJ.

 

A marcha, empreendida em tempos de paz, levou 124 fuzileiros navais a percorrerem, em 24 dias, a distância de cerca de 1.200 quilômetros - uma média de 50km/dia - que separa o Rio da atual capital federal. Homenagem da Marinha de Guerra do Brasil ao país e a seu presidente, Juscelino Kubitschek, no momento em que as Forças Armadas apareciam harmoniosamente integradas às instituições nacionais, a marcha traz a inevitável lembrança dos Bandeirantes e figuras como a do Marechal Rondon, que ajudaram a desbravar rincões a oeste do país.

 

O volume, organizado na forma de crônicas, compila além de textos, belíssimos registros fotográficos dessa coluna de marcha e detalhes de um extenso relatório que inclui as anotações do diário oficial de viagem. Iniciada em 27 de março de 1960 no Cais do Porto, a marcha chegou à capital federal em 20 de abril de 1960, véspera da inauguração de Brasília pelo presidente bossa nova, como JK era chamado à época.

 

Em período marcado pelo otimismo, pela industrialização acelerada e a crença de que ao Brasil estava destinado um lugar entre os grandes, a Operação Alvorada cortou o país, ajudando a embalar o sonho da construção de uma nação próspera e socialmente justa. O que se viu logo adiante, com a ruptura institucional, é um outro capítulo. Antes deste, os fuzileiros deram uma demonstração de que as forças armadas, em tempos de normalidade democrática, podem e devem inspirar na sociedade respeito mútuo e admiração, essenciais para a convivência num ambiente de cooperação e à manutenção da paz.

 

 

A Pé Para Brasília - Crônicas de Uma Marcha

Alfredo de Souza Coutinho Filho

Editora Relume Dumará / FAPERJ, 260 págs.

Lançamento:  outubro de 2004

 

Links úteis
Um vídeo digitalizado do Canal 100 sobre a inauguração de Brasília
www.canal100.com.br/60/h60_brasilia.htm

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes