O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Internet
Publicado em: 19/07/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Internet

INTERNET
Rede Rio a caminho da modernização

 

Luis Felipe de Moraes, da Rede RioO primeiro semestre de 2004 trouxe boas notícias para os usuários da Rede Rio de Computadores – rede acadêmica de acesso à internet em alta velocidade, destinada a atender universidades, centros de pesquisa e órgãos públicos. Financiada pela FAPERJ, a estrutura voltou a ser coordenada este ano pela Fundação, que está ampliando os investimentos em sua modernização. A Rede, que tem como coordenador geral Pedricto Rocha Filho, diretor–presidente da FAPERJ, possui atualmente cerca de 400 mil usuários, entre pesquisadores, estudantes e servidores públicos.

           

Recentemente, a FAPERJ repassou cerca de R$ 300 mil à Rede Rio. Os recursos foram investidos na compra de dois novos roteadores, equipamentos responsáveis pela distribuição de dados. As máquinas já foram encomendadas e deverão entrar em operação a partir de agosto. Isso permitirá atender a necessidade de manutenção e expansão, incluindo a conexão de algumas instituições no sistema. De acordo com Pedricto Rocha, a governadora Rosinha Garotinho autorizou o investimento de R$ 1,3 milhão para o Projeto Giga, por meio de uma parceria com o projeto Infovia, do Proderj.

 

A aquisição dos roteadores permitirá que a Rede resolva a demanda reprimida de conectividade. “Com a chegada desses equipamentos será possível permitir que algumas instituições já ligadas à Rede Rio tenham aumentadas suas velocidades de transmissão, nas conexões com os pontos de presença e, também, atender a solicitações de outras entidades que desejam se filiar”, explica a coordenadora administrativa do sistema, Marília Rosa Milan.

 

De acordo com o coordenador científico da Rede Rio, Luis Felipe de Moraes, o Projeto Giga vai ampliar, em uma primeira fase, a velo-cidade do backbone da Rede para 1 gigabit por segundo (1 Gbps) o que corresponde a cerca de sete vezes a velocidade atual do anel central que é de 155 Mbps. Numa fase seguinte, a velocidade de interligação dos pontos ao anel ótico que forma o backbone da Rede deverá passar para 10 Gbps “Com a ampliação dos investimentos, a nova diretoria da FAPERJ está demonstrando empenho na viabilização do Projeto Giga, que poderá ser implantado até o início do próximo ano”, explica Moraes.

 

Criada em maio de 1992, a Rede Rio foi a primeira rede acadêmica de acesso à internet do Brasil. “Reconhecendo a relevância e o pioneirismo dessa iniciativa, a atual diretoria da FAPERJ vem se esforçando para obter recursos financeiros visando apoiar diversos projetos de atualização tecnológica preparados pela coordenação da Rede”, afirma Washington Braga, também coordenador administrativo da Rede Rio. Além do Projeto Giga, Braga cita o Projeto DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing), que no futuro possibilitará a expansão do tráfego para até 40 Gbps.

 

O sistema de multiplexação por comprimento de onda, cuja sigla em inglês é WDM, tem por objetivo aumentar a capacidade de comunicação das fibras óticas. Tecnologia de ponta, a WDM associa sinais óticos a diferentes freqüências de luz. O método consiste na associação dos canais de comunicação com uma determinada cor. Atualmente, a fibra metropolitana da Rede Rio que interliga as diversas instituições do anel funciona com uma única cor. A multiplexação desse canal em várias cores permitirá um aumento significativo da capacidade do backbone.

 

Pedricto Rocha Filho ressaltou que a ampliação da velocidade da rede, no futuro, viabilizará uma série de projetos que necessitam de alta velocidade, como ensino à distância, instrumentação científica remota, consultas médicas e diagnósticos remotos, TV digital, governo eletrônico, além de oferecer suporte de alto desempenho para promover a inclusão digital.

 

[Voltar ao índice]

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes