O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Editoração
Publicado em: 16/07/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Editoração

EDITORAÇÃO
Um novo Mapa da Ciência

 

Detalhe do Mapa da Ciência da cidade do RioA FAPERJ acaba de lançar a terceira edição do Mapa da Ciência do Estado do Rio de Janeiro, com informações atualizadas e 19 novos verbetes. O mapa começou a ser publicado em 1999 com o intuito de promover mais integra-ção entre os diversos setores da sociedade e o meio científico. A publicação mostra quais são as instituições ligadas a C&T e onde elas estão localizadas no mapa do estado, da capital e do Centro do Rio. Esta nova edição ganhou tiragem de 5 mil exemplares e idêntico número de cópias em sua versão para CD-ROM.

 

O guia, bilíngüe, em português/inglês, é uma excelente ferramenta para a consulta de pesquisadores, nativos e visitantes, estudantes, turistas e curiosos, que procuram informações sobre acervos, bibliotecas, laboratórios e cen-tros de estudo em todo o Estado do Rio de Janeiro. A obra traz informações básicas sobre as atividades de cada uma das instituições, bem como um pequeno histórico sobre suas origens.

 

De 1999 para cá, o mapa recebeu um volume adicional de informações da ordem de 30%. Entre as instituições fluminenses que ganharam menção no novo guia estão o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé, unidade avançada de ensino, pesquisa e extensão do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), voltada para a realização de trabalhos para o desenvolvimento dos setores da aqüicultura e da pesca.

 

Informações adicionais

 

Já na cidade do Rio de Janeiro, o Espaço Ciência Viva, no bairro da Tijuca, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, na Urca, e a Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Centro, passam a partir de ago-ra a fazer parte da lista. Outros recém-chegados são o Centro de Memória da Elericidade e o Instituto Antonio Carlos Jobim.

 

No texto de apresentação do vo-lume, a governadora Rosinha Garotinho destaca que “os inves-timentos e iniciativas em ciência, tecnologia e cultura no Rio de Janeiro foram, e continuam sendo, uma prioridade estratégica de nosso governo”. A inclusão de quase duas dezenas de novas ins-tituições à lista parece confirmar a determinação do governo do Estado em apoiar o setor. De acordo com o diretor-presidente da Fundação, Pedricto Rocha Filho, a FAPERJ cumpre, com a publicação do mapa, “sua tarefa precípua de fomento e divulgação científica, democratizando o acesso a informações básicas sobre ciência, tecnologia e cultura no Rio de Janeiro”.

 

O mapa, em breve, poderá ser acessado e impresso pelos vi-sitantes no site da FAPERJ, em www.faperj.br. A distribuição do guia e de sua versão digital deverá contemplar bibliotecas, escolas públicas, universidades, bienais de livros e eventos que contam com a participação da Fundação. Os interessados em obter um exemplar do mapa devem encaminhar solicitação para o endereço editoracao@faperj.br.

 

[Voltar ao índice]

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes