O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Expedição Restingas Brasileiras
Publicado em: 06/05/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Expedição Restingas Brasileiras

Coordenador Científico: Carlos Frederico Duarte da Rocha
Direção e Roteiro: Luiz Duarte
Ano de Lançamento: 2003

Em 1999, um grupo de 20 pesquisadores – entre professores e alunos – da Uerj percorreu algumas das principais áreas de restinga do país durante a Expedição Restingas Brasileiras. A experiência foi transformada numa coleção de 10 programas em vídeo, que abordam desde aspectos gerais dessa “aventura” por estradas e trilhas de acesso aos locais visitados, até detalhes da fauna e da flora dessas regiões.

Ao longo da expedição, de 30 dias, o grupo percorreu as áreas de restinga de Grussaí (RJ), Neves (ES), Setiba (ES), Guriri (ES), Prado (BA) e Trancoso (BA). A coleção foi realizada pelo Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag) e pelo de Setor de Ecologia do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (DBAV), com apoio, entre outros, da FAPERJ. O vídeo de abertura chama-se A Viagem, e tem 24 minutos. Em seguida, os programas 2 e 3, com 26 minutos cada, documentam, respectivamente, as áreas de pesquisa de Répteis & Anfíbios e Mamíferos, e de Aves e Bromélias. No programa 4, com 24 minutos de duração, o espectador verá imagens das visitas às restingas de Grussaí, Neves e Setiba; no 5, igualmente de 24 minutos, de Guriri, Prado e Trancoso.

Nas fitas 6 e 7, de 26 minutos cada, o tema A Técnica de Campo por Área de Pesquisa foi dividida em Répteis e Mamíferos, e Aves e Bromélias. Os três últimos programas têm duração de 24 minutos cada. O de nº 8 mostra, em dois blocos de 8 minutos, as técnicas laboratoriais de suporte ao trabalho de campo, com a retirada de material para futuro estudo de DNA e cariotipagem. O terceiro bloco exibe as mesmas técnicas laboratoriais, mas desta vez voltadas para a fixação de anfíbios e répteis. O penúltimo programa da série traz técnicas laboratoriais de suporte ao trabalho de campo na taxidermia. O programa 10 encerra a série com o assunto A Pesquisa em Ecologia de Restingas.

Para saber mais detalhes sobre o conteúdo de cada fita clique aqui.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes