O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Parque de Itaboraí ganha novo impulso
Publicado em: 01/04/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Parque de Itaboraí ganha novo impulso

Vinicius Zepeda

 

As comemorações pela passagem do Dia do Paleontólogo, no dia 7 de março, na Capela Ecumênica da Uerj, tiveram um toque especial: o projeto de revitalização do Parque Paleontológico de Itaboraí, uma das principais reivindicações de pesquisadores da comunidade acadêmica fluminense, já não está mais só no papel. A concessão de 20 bolsas a estudantes da Escola Municipal Francesca Carey por meio do programa Jovens Talentos deu novo impulso ao projeto, que a partir de agora poderá contar com a presença permanente de guias-mirins na área do parque - situado no município de Itaboraí, na região metropolitana de Niterói. O programa Jovens Talentos é uma parceria da FAPERJ com o Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A coordenação do programa de revitalização do parque, localizado no distrito de São José, é de responsabilidade do Instituto Virtual de Paleontologia (IVP) da FAPERJ. Quatro pesquisadores associados ao instituto irão orientar grupos de cinco alunos cada no trabalho de preservação e esclarecimento da população que vive nas cercanias do parque.

Durante a reunião festiva de março, que reuniu mais de uma centena de pessoas e contou com a presença dos alunos-bolsistas, o diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, lembrou que o trabalho realizado em Itaboraí é apenas uma das iniciativas  que contam com a participação do IVP. “O cresci­mento do interesse pela paleontologia mostra que a Fundação estava certa ao criar o IVP. Os pesquisadores ligados ao instituto têm atuado com destaque nos últimos meses, anunciando descobertas importantes em suas respectivas áreas de especialização”, disse Rocha Filho. 

O titular da FAPERJ lembrou ainda o apoio do Programa de Editoração da Fundação à reedição do livro Paleontologia – Volumes I e II, cuja edição foi realizada por Ismar de Souza Carvalho.

Há pouco mais de um ano, o IVP colocou como uma de suas principais prioridades a revitalização do parque. No último dia 4 de março, um encontro reunindo pesquisadores e autoridades selou a cessão de funcionários da Prefeitura de Itaboraí para cuidar da manutenção de trilhas e segurança do local. Em 2004, várias manifestações foram organizadas para lembrar as dificuldades de recuperação do parque. Em 2 de dezembro, houve ato simbólico de delimitação da área; no dia 11 do mês anterior, foi realizada uma caminhada em defesa do local; e na festa dos 171 anos de Itaboraí, em 29 de maio, estudantes, vestindo camisetas com dizeres em apoio ao parque, saíram às ruas para comemorar a data.

Situado na localidade de São José, em Itaboraí, a região reúne registros de rochas que variam de 65-70 milhões de anos até depósitos mais recentes relacionados ao homem pré-histórico. A bacia calcária de São José é a única do Estado do Rio que conta com fósseis, principalmente de mamíferos primitivos, répteis, aves e sementes, entre outros. Em 2 de abril de 1990, a prefeitura local declarou a área de utilidade pública e, em dezembro de 1995, foi criado o Parque Paleontológico de Itaboraí, através da lei municipal nº 1345/95.

A coordenadora-geral do IVP, Maria Antonieta Rodrigues, acredita que é possível reverter o processo de abandono do parque. “Com determinação e a ajuda dessa garotada, vamos transformar o parque em realidade. O projeto pode vir a gerar vários empregos diretos e indiretos em turismo ambiental na região. Com isso, o distrito de São José, que desde o fim da atividade cimenteira naquela região entrou num processo de decadência econômica, pode entrar num novo ciclo de crescimento”, concluiu.


Uma das coordenadoras do projeto, a pesquisadora da UFRJ Lilian Paglarelli Bergvist acredita no sucesso da iniciativa: “A experiência em Itaboraí tem sido uma descoberta singular para esses meninos e meninas. Até então, eles desconheciam o rico tesouro que o parque abriga”.

 

Mais informações:
Notícias sobre as pesquisas do Instituto Virtual de Paleontologia
www.ivp-rj.geologia.ufrj.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes