O seu browser não suporta Javascript!
Governo do Rio de Janeiro Secretaria de Ciência e Tecnologia
menu
Tamanho da fonte:  A-  A+
Facebook
RSS

Você está em: Página inicial > Auxílios > CDs > Clássicos da Literatura em Libras / Português

 

30/08/2004


Clássicos da Literatura em Libras / Português


Volumes 1, 2 e 3
Editora Arara Azul / Ines (MEC) / IBM / FAPERJ
Ano de lançamento: 2004

A caixa com três CD ROMs reúne os clássicos da literatura Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, Iracema, de José de Alencar, e Pinóquio, de Carlo Collodi, contados na língua brasileira de sinais (Libras) e em português escrito.

 

O objetivo do projeto é apresentar a crianças e jovens surdos uma coletânea de clássicos da literatura universal. Cada CD contém uma história contada em Libras por atores surdos e em português escrito. Alice no País das Maravilhas e Iracema têm duração aproximada de duas horas. Como a história de Pinóquio é mais rápida, no seu CD foram incluídos jogos interativos.

 

O projeto recebeu apoio da FAPERJ a partir dos anos 90, inicialmente para a pesquisa de mestrado e doutorado de sua coordenadora, Clélia Regina Ramos, na Faculdade de Letras da UFRJ. Posteriormente, teve apoio da Fundação através do edital Tecnologia na Pequena Empresa (TPE), nos anos de 2002 e 2003. A prensagem e a distribuição dos CDs tiveram patrocínio da IBM, com base na Lei Rouanet.

 

No site da editora Arara Azul (www.editora-arara-azul.com.br) foi instalado um ambiente virtual para a troca de experiências e idéias, com a participação de professores de alunos surdos, profissionais da área, os próprios surdos e pessoas interessadas em discutir o projeto.


Veja mais informações sobre a coleção no site da FAPERJ