O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Resultado Edital FAPERJ Nº 36/2014 - Programa “Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2014"
Publicado em: 24/10/2014
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Resultado Edital FAPERJ Nº 36/2014 - Programa “Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2014"

 

Solicitante

Instituição

 Titulo projeto

Adivaldo Henrique da Fonseca

UFRRJ

Zoonoses de transmissão vetorial como tema transversal para o ensino médio em agroecologia e meio ambiente

Alcides José Monteiro da Silva

UFRJ

Ciência na escola: “aprenda a fazer, fazendo”

Alex Enrich Prast

UFRJ

Ecologia do silêncio - A ecologia como ferramenta de inclusão de deficientes auditivos, promoção de acessibilidade e melhoria no processo ensino/aprendizagem.

Ana Maria Blanco Martinez

UFRJ

Apoio à melhoria do Ensino de ciências do Ginásio Olímpico Juan Antonio Samaranch com a implantação de um laboratório anátomo-histológico

Ana Paula Cunha Pereira

UniFoa

Educar para o Lazer nas Aulas de Educação Física do Colégio Estadual Rio Grande do Norte

Ana Paula Legey de Siqueira

Unicarioca

Desenvolvimento de um “Modelo Base de Jogo 3D”, de fácil configuração e adaptação por qualquer docente, para construção de jogos educativos para os ensinos fundamental e médio

Andreia Oliveira da Silva

Uerj

Implantação do laboratório de ciências no Ciep 448 –Ruy Frazão Soares

Andrelino de Oliveira Campos

Uerj

Observatório geográfico do leste metropolitano do Rio de Janeiro (OBGEO-LMRJ)

Barbara Cristina Euzebio Pereira Dias de Oliveira

IFRJ

Microbiologia na cozinha:
o encontro entre a ciência e o cotidiano

Bárbara Vasconcellos da Silva

UFRJ

Apoio a implantação do Programa ‘Dupla Escola’ no Colégio Estadual José Veríssimo – Magé/RJ: uma parceria escola-universidade de sucesso

Beatriz dos Santos Feres

UFF

Sala de leitura na integração universidade-escola

Bianca Ortiz da Silva

UFRJ

Educação ambiental: a saúde do lixo: como utilizar resíduos orgânicos em prol da saúde através da melhoria do cultivo de plantas medicinais

Cláudia Lino Piccinini

UFRJ

Formação científica e sociopolítica pela pesquisa, reflexão, ação no diálogo universidade-escolas

Claudia Regina Elias Mansur

UFRJ

Polímeros em quadrinhos

Cristiane Pimentel Victório

UEZO

Cultura e educação multidisciplinar a favor da sustentabilidade e da consciência ambiental

Daniel Gustavo Barci

Uerj

Aproximando a física moderna e contemporânea ao ensino básico

Danielle Grynszpan

Fiocruz

Por uma educação científica contextualizada e a favor da cidadania: sala-ambiente,:metodologia investigativa e interdisciplinaridade com base em temas transversais

Denise Barata

Uerj

Os territórios sagrados dos cantos negros - música e memória na região da grande Madureira

Eduardo Antonio Lucas Parga

CP II

Oficina de cinema e teatro na escola – autonomia intelectual e expressão crítica

Elisabeth Goncalves de Souza

CEFET

Cidadania e educação ambiental: :redescobrindo as potencialidades da Escola Estadual Mauá.:

Fábio David Alves Aarão Reis

UFF

Laboratórios didáticos de física e química II: contribuindo para o conhecimento científico multidisciplinar e a inclusão social

Glaucio José Marafon

Uerj

Games, atividades e metodologia de ensino em geografia

Helvia Pereira Pinto Bastos

IFF

Tecnologias digitais na educação pública: capacitação de docentes no Colégio Estadual José do Patrocínio

Jonas Lírio Gurgel

UFF

Repensando a promoção da saúde nas escolas públicas do município de Niterói

José Gonçalves Gondra

Uerj

Colégio Estadual João Alfredo: história, memória e patrimônio. fase i

José Manoel de Seixas

UFRJ

Física experimental e tecnologias associadas: estimulando estudantes com visitas virtuais ao detetor Atlas no LHC

Josely Correa Koury

Uerj

Ações integradas para capacitação de professores da Escola Municipal Juan Antonio Samaranch – Ginásio Experimental Olímpico

Jucara da Silva Barbosa de Mello

PUC-Rio

Memória, história e patrimônio cultural: desafios e perspectivas na educação básica

Juliana Lopes Martins

IFRJ

Ampliação da infraestrutura do laboratório de biologia do Colégio Estadual do Círculo Operário

Leandra Santos Baptista

UFRJ

Sala temática de ciências como um ambiente de alfabetização científica numa escola da rede municipal de Teresópolis – RJ

Leandro Garcia Pinho

Uenf

Cultura na escola é escola com cultura: formação continuada de professores, patrimônio cultural e história - práticas interdisciplinares no Município de São Francisco de Itabapoana-RJ

Lenise Arneiro Teixeira

UFF

Universidade ao alcance de todos: ações da Faculdade de Farmácia no despertar dessa jornada

LUIZA RODRIGUES DE OLIVEIRA

UFF

Educação ambiental como tema transversal no Colégio Estadual Nilo Peçanha: interfaces entre o ensino de ciências e a psicologia histórico cultural

Lycia de Brito Gitirana

UFRJ

Material lúdico didático em apoio ao ensino interdisciplinar: ampliação do diálogo entre a universidade e o ambiente escolar.

Magda Pischetola

Puc-Rio

Desafios à sustentabilidade dos programas de inclusão digital para a :educação básica: formação de professores e apoio à prática pedagógica

Mairce da Silva Araújo

Uerj

Alfabetização, memória e formação de professores: diálogos universidade-escola básica

Marcelo Paraiso Alves

IFRJ

A grande Japuíba em foco: educandos de Angra dos Reis de olho no slackline

Márcia Cabral da Silva

Uerj

Leitura, literatura e formação na escola

Marcia Soares de Alvarenga

Uerj

Linguagens e experiência como processos formativos na educação de jovens e adultos em escola pública de periferia urbana

Marcos Antonio Carneiro da Silva

UFRJ

Educação física escolar: procedimentos metodológicos em ação através das oficinas de jogos, esporte de aventura e equilíbrio

Maria Aparecida Silva Ribeiro

UFRJ

Leitores da Maré: ações de incentivo à leitura do docente e do discente, no contexto da formação continuada e do planejamento integrado da escola pública municipal:

Maria Cristina dos Santos Peixoto

Uerj

Interface entre as novas tecnologias digitais e a arte e educação em contextos de ensino e aprendizagem

Maria de Fátima Vieira Marques

UFRJ

Revitalização de laboratório de química em colégio público e criação de cursos de capacitação em química

Marise Nogueira Ramos

Fiocruz

Educação audiovisual nas escolas: um projeto piloto em duas escolas públicas do Rio de Janeiro

Miriam Soares Leite

Uerj

O grêmio e outros espaços-tempos de diálogo político na escola: possibilidades contemporâneas

Mônica Pereira dos Santos

UFRJ

Das Práticas Pedagógicas ao Projeto Político da Escola e Vice-Versa: desenvolvendo o trabalho interdisciplinar

Patrícia Domingos

Uerj

Florações algais nocivas (FANs) e perda de território pesqueiro na Baía de Guanabara e região marginal (Manguinhos), um tema para a escola pública

Raphael Millet Camarda Correa

CP II

A expressão gráfica na formação em direitos humanos e herança cultural: uma proposta de melhoria do ensino básico no Colégio Pedro II

Renato Augusto Damatta

Uenf

Desenvolvimento do ensino de ciências e biologia no Norte Fluminense: montagem de laboratório, formação continuada de professores no uso dos laboratórios e desenvolvimento de protocolos de aulas práticas

Renato Matos Lopes

Fiocruz

A avaliação do programa ensino médio inovador (ProEMI) e o potencial da implantação da aprendizagem baseada em problemas em escolas do estado do Rio de Janeiro

Rita Marisa Ribes Pereira

Uerj

Ainda no canteiro de obras: crianças e professores construindo ludicamente suas histórias

Roberta Flávia Ribeiro Rolando Vasconcellos

Unigranrio

Sala de aula Interativa

Roberto Irineu da Silva

CP II

Revitalização do Laboratório de Ciências e Biologia do Colégio Pedro II (Campus Realengo II) para produção de atividades experimentais relativas aos conteúdos do sexto ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio, como ferramenta pedagógica para inclusão científica

Robson Coutinho Silva

ECV

Integração escola e museu de ciências: contribuições para melhoria do ensino

Rodolfo Pinheiro da Rocha Paranhos

UFRJ

Uso de um aplicativo para apresentar a diversidade de ecossistemas no estado do Rio de Janeiro e auxiliar na sua preservação

Silvia Conceição Reis Pereira Mello

UNISUAM

Educação ambiental nas escolas de educação básica: valorização da biblioteca e da arte no processo pedagógico

Silvia Eliza Almeida Pereira de Freitas

UFF

Alimentação e nutrição como tema central na discussão de metodologia ativa de ensino aprendizagem e interdisciplinaridade no projeto político pedagógico de um centro de educação de jovens e adultos

Silvia Rodrigues Vieira

UFRJ

Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas

Theo Luiz Ferraz de Souza

UFRJ

Estabelecimento de uma relação multidisciplinar construtiva com as escolas públicas: uma contribuição da Faculdade de Farmácia/UFRJ

Vinicius da Silva Ramos de Sousa

Uerj

Abordagem Interdisciplinar no Laboratório de Ciências do Colégio Estadual Doutor Albert Sabin

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes