Solicitante |
Instituição |
Titulo projeto |
Adivaldo Henrique da Fonseca |
UFRRJ |
Zoonoses de transmissão vetorial como tema transversal para o ensino médio em agroecologia e meio ambiente |
Alcides José Monteiro da Silva |
UFRJ |
Ciência na escola: aprenda a fazer, fazendo |
Alex Enrich Prast |
UFRJ |
Ecologia do silêncio - A ecologia como ferramenta de inclusão de deficientes auditivos, promoção de acessibilidade e melhoria no processo ensino/aprendizagem. |
Ana Maria Blanco Martinez |
UFRJ |
Apoio à melhoria do Ensino de ciências do Ginásio Olímpico Juan Antonio Samaranch com a implantação de um laboratório anátomo-histológico |
Ana Paula Cunha Pereira |
UniFoa |
Educar para o Lazer nas Aulas de Educação Física do Colégio Estadual Rio Grande do Norte |
Ana Paula Legey de Siqueira |
Unicarioca |
Desenvolvimento de um Modelo Base de Jogo 3D, de fácil configuração e adaptação por qualquer docente, para construção de jogos educativos para os ensinos fundamental e médio |
Andreia Oliveira da Silva |
Uerj |
Implantação do laboratório de ciências no Ciep 448 Ruy Frazão Soares |
Andrelino de Oliveira Campos |
Uerj |
Observatório geográfico do leste metropolitano do Rio de Janeiro (OBGEO-LMRJ) |
Barbara Cristina Euzebio Pereira Dias de Oliveira |
IFRJ |
Microbiologia na cozinha: |
Bárbara Vasconcellos da Silva |
UFRJ |
Apoio a implantação do Programa Dupla Escola no Colégio Estadual José Veríssimo Magé/RJ: uma parceria escola-universidade de sucesso |
Beatriz dos Santos Feres |
UFF |
Sala de leitura na integração universidade-escola |
Bianca Ortiz da Silva |
UFRJ |
Educação ambiental: a saúde do lixo: como utilizar resíduos orgânicos em prol da saúde através da melhoria do cultivo de plantas medicinais |
Cláudia Lino Piccinini |
UFRJ |
Formação científica e sociopolítica pela pesquisa, reflexão, ação no diálogo universidade-escolas |
Claudia Regina Elias Mansur |
UFRJ |
Polímeros em quadrinhos |
Cristiane Pimentel Victório |
UEZO |
Cultura e educação multidisciplinar a favor da sustentabilidade e da consciência ambiental |
Daniel Gustavo Barci |
Uerj |
Aproximando a física moderna e contemporânea ao ensino básico |
Danielle Grynszpan |
Fiocruz |
Por uma educação científica contextualizada e a favor da cidadania: sala-ambiente,:metodologia investigativa e interdisciplinaridade com base em temas transversais |
Denise Barata |
Uerj |
Os territórios sagrados dos cantos negros - música e memória na região da grande Madureira |
Eduardo Antonio Lucas Parga |
CP II |
Oficina de cinema e teatro na escola autonomia intelectual e expressão crítica |
Elisabeth Goncalves de Souza |
CEFET |
Cidadania e educação ambiental: :redescobrindo as potencialidades da Escola Estadual Mauá.: |
Fábio David Alves Aarão Reis |
UFF |
Laboratórios didáticos de física e química II: contribuindo para o conhecimento científico multidisciplinar e a inclusão social |
Glaucio José Marafon |
Uerj |
Games, atividades e metodologia de ensino em geografia |
Helvia Pereira Pinto Bastos |
IFF |
Tecnologias digitais na educação pública: capacitação de docentes no Colégio Estadual José do Patrocínio |
Jonas Lírio Gurgel |
UFF |
Repensando a promoção da saúde nas escolas públicas do município de Niterói |
José Gonçalves Gondra |
Uerj |
Colégio Estadual João Alfredo: história, memória e patrimônio. fase i |
José Manoel de Seixas |
UFRJ |
Física experimental e tecnologias associadas: estimulando estudantes com visitas virtuais ao detetor Atlas no LHC |
Josely Correa Koury |
Uerj |
Ações integradas para capacitação de professores da Escola Municipal Juan Antonio Samaranch Ginásio Experimental Olímpico |
Jucara da Silva Barbosa de Mello |
PUC-Rio |
Memória, história e patrimônio cultural: desafios e perspectivas na educação básica |
Juliana Lopes Martins |
IFRJ |
Ampliação da infraestrutura do laboratório de biologia do Colégio Estadual do Círculo Operário |
Leandra Santos Baptista |
UFRJ |
Sala temática de ciências como um ambiente de alfabetização científica numa escola da rede municipal de Teresópolis RJ |
Leandro Garcia Pinho |
Uenf |
Cultura na escola é escola com cultura: formação continuada de professores, patrimônio cultural e história - práticas interdisciplinares no Município de São Francisco de Itabapoana-RJ |
Lenise Arneiro Teixeira |
UFF |
Universidade ao alcance de todos: ações da Faculdade de Farmácia no despertar dessa jornada |
LUIZA RODRIGUES DE OLIVEIRA |
UFF |
Educação ambiental como tema transversal no Colégio Estadual Nilo Peçanha: interfaces entre o ensino de ciências e a psicologia histórico cultural |
Lycia de Brito Gitirana |
UFRJ |
Material lúdico didático em apoio ao ensino interdisciplinar: ampliação do diálogo entre a universidade e o ambiente escolar. |
Magda Pischetola |
Puc-Rio |
Desafios à sustentabilidade dos programas de inclusão digital para a :educação básica: formação de professores e apoio à prática pedagógica |
Mairce da Silva Araújo |
Uerj |
Alfabetização, memória e formação de professores: diálogos universidade-escola básica |
Marcelo Paraiso Alves |
IFRJ |
A grande Japuíba em foco: educandos de Angra dos Reis de olho no slackline |
Márcia Cabral da Silva |
Uerj |
Leitura, literatura e formação na escola |
Marcia Soares de Alvarenga |
Uerj |
Linguagens e experiência como processos formativos na educação de jovens e adultos em escola pública de periferia urbana |
Marcos Antonio Carneiro da Silva |
UFRJ |
Educação física escolar: procedimentos metodológicos em ação através das oficinas de jogos, esporte de aventura e equilíbrio |
Maria Aparecida Silva Ribeiro |
UFRJ |
Leitores da Maré: ações de incentivo à leitura do docente e do discente, no contexto da formação continuada e do planejamento integrado da escola pública municipal: |
Maria Cristina dos Santos Peixoto |
Uerj |
Interface entre as novas tecnologias digitais e a arte e educação em contextos de ensino e aprendizagem |
Maria de Fátima Vieira Marques |
UFRJ |
Revitalização de laboratório de química em colégio público e criação de cursos de capacitação em química |
Marise Nogueira Ramos |
Fiocruz |
Educação audiovisual nas escolas: um projeto piloto em duas escolas públicas do Rio de Janeiro |
Miriam Soares Leite |
Uerj |
O grêmio e outros espaços-tempos de diálogo político na escola: possibilidades contemporâneas |
Mônica Pereira dos Santos |
UFRJ |
Das Práticas Pedagógicas ao Projeto Político da Escola e Vice-Versa: desenvolvendo o trabalho interdisciplinar |
Patrícia Domingos |
Uerj |
Florações algais nocivas (FANs) e perda de território pesqueiro na Baía de Guanabara e região marginal (Manguinhos), um tema para a escola pública |
Raphael Millet Camarda Correa |
CP II |
A expressão gráfica na formação em direitos humanos e herança cultural: uma proposta de melhoria do ensino básico no Colégio Pedro II |
Renato Augusto Damatta |
Uenf |
Desenvolvimento do ensino de ciências e biologia no Norte Fluminense: montagem de laboratório, formação continuada de professores no uso dos laboratórios e desenvolvimento de protocolos de aulas práticas |
Renato Matos Lopes |
Fiocruz |
A avaliação do programa ensino médio inovador (ProEMI) e o potencial da implantação da aprendizagem baseada em problemas em escolas do estado do Rio de Janeiro |
Rita Marisa Ribes Pereira |
Uerj |
Ainda no canteiro de obras: crianças e professores construindo ludicamente suas histórias |
Roberta Flávia Ribeiro Rolando Vasconcellos |
Unigranrio |
Sala de aula Interativa |
Roberto Irineu da Silva |
CP II |
Revitalização do Laboratório de Ciências e Biologia do Colégio Pedro II (Campus Realengo II) para produção de atividades experimentais relativas aos conteúdos do sexto ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio, como ferramenta pedagógica para inclusão científica |
Robson Coutinho Silva |
ECV |
Integração escola e museu de ciências: contribuições para melhoria do ensino |
Rodolfo Pinheiro da Rocha Paranhos |
UFRJ |
Uso de um aplicativo para apresentar a diversidade de ecossistemas no estado do Rio de Janeiro e auxiliar na sua preservação |
Silvia Conceição Reis Pereira Mello |
UNISUAM |
Educação ambiental nas escolas de educação básica: valorização da biblioteca e da arte no processo pedagógico |
Silvia Eliza Almeida Pereira de Freitas |
UFF |
Alimentação e nutrição como tema central na discussão de metodologia ativa de ensino aprendizagem e interdisciplinaridade no projeto político pedagógico de um centro de educação de jovens e adultos |
Silvia Rodrigues Vieira |
UFRJ |
Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas |
Theo Luiz Ferraz de Souza |
UFRJ |
Estabelecimento de uma relação multidisciplinar construtiva com as escolas públicas: uma contribuição da Faculdade de Farmácia/UFRJ |
Vinicius da Silva Ramos de Sousa |
Uerj |
Abordagem Interdisciplinar no Laboratório de Ciências do Colégio Estadual Doutor Albert Sabin |
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes