O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Resultado: Apoio à Melhoria do Ensino de Ciências e de Matemática em Escolas – 2008
Publicado em: 02/07/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Resultado: Apoio à Melhoria do Ensino de Ciências e de Matemática em Escolas – 2008

Solicitante

 Instituição

Título do Projeto

Ana Cléa Braga Moreira Ayres

UERJ

CONSOLIDAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS – NUPEC – FFP - UERJ

Ana Luzia Lauria Filgueiras

 

FIOCRUZ

 

IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE ATUALIZAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º SEGMENTO DO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA / RJ

Andrea Martiny dos Santos

INMETRO

LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE BIOLOGIA

Angelo Marcio de Souza Gomes

UFRJ

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UM LABORATÓRIO VIRTUAL DE ATIVIDADES DIDÁTICAS (LABVAD)

Arnoldo Rocha Façanha

UENF

PROJETO SEMEANDO CONSCIÊNCIA: A MATEMÁTICA COMO LINGUAGEM UNIVERSAL E A CIÊNCIA COMO FORÇA PROPULSORA DA HUMANIDADE

Benedita Aglai Oliveira da Silva

UFRJ

“PRÁTICAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: LEITURA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO APOIO NA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS”.

Carlos Augusto de Azevedo

 

INMETRO

 

MONTAGEM DO LABORATÓRIO PARA O ENSINO DE FÍSICA NA ESCOLA DO CIRCULO OPERÁRIO DE XERÉM.

Carlos Eduardo de Souza Teodoro

UFF

A BIOQUÍMICA NA DIA A DIA: DEMOSTRAÇÃO TEÓRICO  - PRÁTICA PARA OS ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Carlos Frederico Borges Palmeira

PUC/RJ

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Cibele Schwanke

UERJ

PASSO-A-PASSO DA CIÊNCIA NA ESCOLA

Daniel Fábio Salvador

CECIERJ

IMPACTO DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DAS ÁREAS DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS COM USO DE EAD E TICS , PARA AUMENTO DA QUALIDADE DE ENSINO DA REDE PÚBLICA

Danielle Grynszpan

FIOCRUZ

POR UM ENSINO DE CIÊNCIAS INVESTIGATIVO E A FAVOR DA TRANSVERSALIDADE.

David Vilas Boas de Campos

UFRRJ

FLORESTA-ESCOLA DA MATA ATLÂNTICA: O SABER POPULAR E O ACADÊMICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA

Elaine Ferreira Torres

UERJ

APOIO À MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL OLAVO BILAC NO MUNICÍPIO DE RESENDE

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira

UERJ

O USO DO COMPUTADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA: A PROMOÇÃO DA EXCELÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA.

Fabiana Caitano da Silva Bandeira

CECIERJ

PRAÇA DA CIÊNCIA ITINERANTE: CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR

Felipe Acker

UFRJ

O COMPUTADOR NO ENSINO DE MATEMÁTICA: A FORMA E O CONTEÚDO

Flávia Monteiro de Barros Araujo

CEFET QUÍMICA

FORTALECIMENTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS  DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS : UMA PROPOSTA DE OFICINAS E MATERIAIS DIDÁTICOS PARA PROFESSORES.

Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira

UFF

CIÊNCIA ATIVA NA ESCOLA - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.

Gerson Cotta Pereira

SCMRJ

PROJETO: A EMBRIOLOGIA VAI À ESCOLA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO COM ÊNFASE NA INVESTIGAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE A  PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Gloria Regina Pessôa Campello Queiroz

UERJ

PARCERIAS ENTRE ESCOLAS E UNIVERSIDADE PARA O PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR REGISTROS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA

Haydea Maria Marino de Sant'Anna Reis

UNIGRANRIO

MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE MAREMÁTICO NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS: A INFORMÁTICA REVITALIZANDO AS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO.

Isabel Cristina Serta Fraga

INMETRO

: INFRA-ESTRUTURA PARA IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE QUÍMICA NO COLÉGIO ESTADUAL CIRCULO OPERÁRIO – CECO

Ivan Napoleão Bastos

UERJ

IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ELETROQUÍMICA E CORROSÃO NA ETEHL

Jacenir Reis dos Santos Mallet

 

FIOCRUZ

 

A EDUCAÇÃO COMO PROFILAXIA NO CONTROLE DE DOENÇAS.

 

José Augusto Oliveira Huguenin

UFF

SALA DE CIÊNCIAS: AMBIENTE DE ESTUDOS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, FORMAÇÃO INICIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.

Ligia Silva Leite

UCP

LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Lílian Paglarelli Bergqvist

UFRJ

 A PALEONTOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – 2° SEGMENTO: NOVAS ALTERNATIVAS PARA ENRIQUECER O APRENDIZADO

Luisa Medeiros Massarani

FIOCRUZ

DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE RÁDIO: UMA ESTRATÉGIA PARA ENGAJAR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL NA ÁREA DE CIÊNCIA E MATEMÁTICA

Luiz Otávio Ferreira

FIOCRUZ

AÇÕES EDUCATIVAS EM CIÊNCIAS E SAÚDE: UMA PARCERIA MUSEU-ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Marcelo Almeida Bairral

UFRRJ

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Marcelo Pelajo Machado

FIOCRUZ

PROGRAMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA COM ÊNFASE EM HISTOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR

Marcio de Almeida D'Agosto

UFRJ

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA EM TRANSPORTES (LABMATRANS) – O USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS.

Marcos Craizer

PUC/RJ

UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO

Maria Lucia Bianconi

UFRJ

COMO ENSINAR FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO ENSINO BÁSICO?

Maria Lúcia Grillo Perez Baptista

UERJ

A FÍSCA NA MÚSICA

Mário Alberto Cardoso da Silva Neto

UFRJ

TRANSPLANTANDO UM LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA, SEUS CONCEITOS, MODELOS DE INVESTIGAÇÃO E MÉTODOS EXPERIMENTAIS PARA DENTRO DOS MUROS DA ESCOLA MUNICIPAL ANÍSIO TEIXEIRA.

Marlene  Benchimol

CECIERJ

APOIO À MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS ATUANDO NA ATUALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (ISERJ)-FOCO NO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Marta Feijó Barroso

UFRJ

ENSINAR E APRENDER FÍSICA EXPERIMENTAL E VIRTUALMENTE

Oswaldo Vernet de Souza Pires

UFRJ

LAB IN A BOX

Reinaldo Calixto de Campos

PUC/RJ

PROPOSTA MULTIMEIOS PARA O APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO

Reinaldo Luiz Bozelli

UFRJ

CONHECER PARA PRESERVAR UM PROJETO DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE PARA PROFESSORES, ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE MACAÉ E ENTORNO –RJ.

Renato Augusto DaMatta

UENF

VIABILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS, DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS DE AULAS PRÁTICAS, ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA COMO ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO ENSINO PÚBLICO DE CIÊNCIAS NO NORTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Rodrigo Lacerda da Silva

UFF

MODERNO LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FÍSICA EXPERIMENTAL NO ENSINO MÉDIO

Rose Mary Latini

UFF

INTERATIVIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO NUMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA.

Sonia Regina Alves Nogueira de Sá

UFF

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR E IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE QUÍMICA, FÍSICA, BIOLOGIA E MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO.

Wilma Clemente de Lima Pinto

UNIGRANRIO

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO BÁSICO DA BAIXADA FLUMINENSE POR EDUCAÇÃO A DISTANCIA (EAD) PARA A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS E BUSCA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS NA INTERNET.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes