O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > IVT-RJ prepara workshop virtual para o mês de setembro
Publicado em: 26/04/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

IVT-RJ prepara workshop virtual para o mês de setembro

Roberto Bartholo e Arminda Campos*

Com o objetivo de dar um novo impulso ao trabalho realizado pelo Instituto Virtual de Turismo do Rio de Janeiro (IVT-RJ) e fortalecer as possibilidades de colaboração entre seus pesquisadores a partir da utilização de recursos proporcionados pela internet, o IVT-RJ prepara a realização, no mês de setembro, de workshop virtual voltado para o tema Turismo e Desenvolvimento Social. Um dos objetivos do evento é formalizar a constituição de redes de pesquisas sobre assuntos específicos. A idéia é que essas redes possam vir a produzir conhecimento de forma compartilhada com o auxílio de ferramentas baseadas na web.

Os eixos temáticos específicos a serem trabalhados estão em processo de definição pelos pesquisadores da rede, em reuniões presenciais e por meio de consultas à distância. O próprio processo de planejamento do evento já vem promovendo uma intensa mobilização de pesquisadores associados ao Instituto, em particular docentes de universidades localizadas no estado do Rio de Janeiro. A expectativa é considerar o turismo não apenas como fonte geradora de trabalho e renda, mas também como meio de conservar e promover o patrimônio natural e cultural; como auxiliar ao sistema de educação formal; como propulsor de desenvolvimento local e regional, responsável pela melhoria da qualidade de vida de populações locais.

O evento terá três diferentes fases. Em agosto de 2007 ocorrerão atividades preparatórias, presenciais: mesa-redonda de abertura sobre o tema geral, Turismo e Desenvolvimento Social, com a presença da Prof. Dra. Bertha Becker; palestra sobre o sistema que apoiará as atividades à distância e sobre as redes de pesquisa; além de oficina sobre as ferramentas e a metodologia que serão usadas no workshop virtual propriamente dito.

O workshop irá se prolongar por cerca de quatro semanas. Serão reunidos textos de referência, bem como material audiovisual (entrevistas, documentários, etc.) que possam ser utilizados como base para debates. Esse material ficará disponível para consulta por meio da plataforma informática de apoio. Ainda no período inicial do evento estão previstos chats temáticos com especialistas da área respondendo a perguntas de outros participantes. O registro dos chats também ficará disponível para consulta. Em sua maior parte o workshop se constituirá de fóruns para discutir temas específicos, com sistematização das discussões, no período final do evento, que será dedicado à construção coletiva de textos de referência, resultantes dessas discussões, utilizando ferramenta wiki.

Como desdobramento do workshop, ocorrerá em setembro um outro encontro, presencial, com a finalidade de reunir integrantes dos grupos temáticos permanentes formados durante o evento. Esse encontro permitirá ainda estabelecer em conjunto diretrizes para o funcionamento dos grupos temáticos e para planejar um evento presencial de maior porte, sobre Turismo e Desenvolvimento Social programado para abril de 2008.

Desde que foi criado, em 1999, no início do Programa de Institutos Virtuais da FAPERJ, o IVT-RJ procura utilizar ao máximo as possibilidades oferecidas pela Internet e o ambiente da web. O contato e o intercâmbio que essas ferramentas proporcionam, vale lembrar, não substituem de modo algum as possibilidades de diálogo dos encontros face-a-face. Porém, ao longo desses anos, constatamos aquilo que os estudiosos da rede já haviam prenunciado: o enorme potencial representado pelo trabalho no ambiente virtual da web para a realização de trocas e a difusão de conhecimento, e, em particular, para a consolidação de uma comunidade de interessados em avançar na reflexão acadêmica sobre o papel do turismo na formulação de políticas e iniciativas voltadas para o bem-estar social.

O objetivo do Instituto Virtual é estimular a discussão sobre o turismo como um elemento que pode potencializar os efeitos benéficos de uma política de desenvolvimento sustentável, e abordandosuas potencialidades como fonte geradora de trabalho e renda, como estimulador e promotor da riqueza cultural e da promoção da conservação do meio ambiente.

O IVT-RJ busca assim contribuir para o aprofundamento das questões multidisciplinares que envolvem o tema do desenvolvimento de políticas de turismo. Entende-se que essa é uma questão chave em particular para o Estado do Rio de Janeiro e seus municípios, embora a área de atuação do IVT-RJ não se restrinja a instituições de ensino e pesquisa fluminenses.

Um apoio importante para o funcionamento da rede de pesquisadores é o website que serve como sede virtual do Instituto – que hoje funciona junto ao Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, por meio do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social. Ele concentra as ações e propostas de atividades que buscam, sobretudo, dinamizar a troca de informações, saberes e serviços, mediante a constituição de uma rede de relações entre pesquisadores, professores, estudantes, colaboradores e instituições afins ao seu horizonte de atuação. O site reúne um grande conjunto de informações, para consulta livre pelos interessados no assunto, como notícias, dados sobre cursos e eventos e publicações na área. Oferece ainda recursos para o estabelecimento de fóruns e grupos de discussão – fechados a grupos restritos ou abertos ao público.

Outro elemento importante da atuação do IVT-RJ é a publicação do periódico eletrônico quadrimestral Caderno Virtual de Turismo (www.ivt-rj.net/caderno), também disponível na web. O CVT utiliza como base o SEER (Sistema de Eletrônico de Editoração de Revistas), distribuído pelo IBICT. O CVT garante acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que manter o acesso livre e gratuito a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento, em convergência com a abordagem proposta pelo Public Knowledge Project, iniciativa no âmbito da qual se desenvolveu o SEER.

* Roberto Bartholo,coordenador do Instituto Virtual de Turismo (IVT-RJ), é professor do Programa de Engenharia daCoppe/UFRJ;Arminda Campos é pesquisadora associada ao IVT-RJ. Contatos: bartholo@pep.ufrj.br earminda@pep.ufrj.br


  • As opiniões emitidas nesta seção são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes