O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rede Rio de Computadores inaugura Ciclo de Palestras 2007
Publicado em: 12/04/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rede Rio de Computadores inaugura Ciclo de Palestras 2007

A Rede Rio de Computadores retoma a partir da quinta-feira, dia 19 de abril, às 10h, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o seu ciclo de palestras sobre temas relacionados a novas tecnologias e serviços em redes de computadores. Para a palestra inaugural do calendário de eventos previstos em 2007 foi convidada a pesquisadora Claudia Abreu Silva, que abordará o tema Segurança em Backbones IP Utilizando Análise de Tráfego - Um Estudo de Caso Envolvendo o Tráfego da Rede Rio de Computadores. Até o final de 2007, a coordenação do evento espera realizar de 6 a 8 palestras em outros locais onde estão instalados Pontos de Presença (PoPs) da Rede Rio. Inaugurada em 1992, a Rede Rio é financiada pela FAPERJ.

Analista de Segurança da Marinha, encarregada da divisão de intranet e internet da diretoria de telecomunicações daquela instituição, a palestrante atua na área de redes nas forças armadas desde 1992. Em sua exposição, Claudia abordará o tema de sua tese de mestrado, realizada no Laboratório de Redes de Alta Velocidade (Ravel) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) – Coppe/UFRJ, em setembro de 2006, sob a orientação do Prof. Luís Felipe M. de Moraes (coordenador técnico-científico da Rede-Rio).

Para essa tecnóloga em processamento de dados graduada pelas Faculdades Integradas Anglo-Americano, a realização do ciclo de palestras é a oportunidade para a troca de experiências por aqueles que trabalham na área de redes. “É uma excelente iniciativa já que permite a troca de experiências e visa garantir um melhor aproveitamento dos recursos empregados no setor”, diz.

Na Marinha, a principal tarefa de Claudia é cuidar da segurança do ‘perímetro’, ou seja, das interligações, via web, com outras instituições. “Partimos sempre do pressuposto que as outras instituições não são necessariamente confiáveis, e que por isso é necessário o emprego de ferramentas que garantam a integridade do sistema que utilizamos”.

Durante a pesquisa para a sua tese de mestrado, Claudia constatou, por meio de dados coletados pela Rede Rio, que algumas instituições repassavam dados, códigos maliciosos, que poderiam danificar os sistemas de computação utilizados por diferentes instituições fluminenses. “Esses ‘worms’, como são chamados, não são necessariamente repassados de forma proposital”, esclarece Claudia. “Em certas ocasiões há falha de configuração que escapa à percepção do gerente da rede”, conclui.

O auditório do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) fica à Rua Xavier Sigaud, n 150, Urca. Devido as limitações de espaço no auditório, sugere-se aos interessados em participar do evento que confirmem a presença junto a secretaria da Rede Rio/FAPERJ pelos telefones (21) 3231-2947 e (21) 3231-2952 ou enviando um e-mail para secretaria@rederio.br colocando no assunto ("assunto") "INSCRIÇÃO ~ CICLO DE PALESTRAS 2007" e incluindo no corpo da mensagem: Nome e Instituição. Mais informações: http://www.rederio.br/

Financiada pela FAPERJ, a Rede Rio completa 15 anos no próximo dia 22 de maio. Um dos principais objetivos da Rede é garantir conectividade à Internet para instituições de ensino e pesquisa no Estado do Rio de Janeiro. A Coordenação Administrativa da Rede Rio está localizada na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, a Rede Rio conta com uma Coordenação de Engenharia Operacional, localizada no CBPF e com uma Coordenação Técnico-Científica (responsável por projetos e inovações tecnológicas na área de redes), situada no Laboratório de Redes de Alta Velocidade (Ravel), da Coppe/UFRJ.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes