O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas – Semana de 29 de março a 4 de abril de 2007
Publicado em: 29/03/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas – Semana de 29 de março a 4 de abril de 2007

FAPERJ implementa 203 bolsas do edital Bolsa Nota 10
O Departamento de Auxílios e Bolsas da FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, dia 29 de março, que 203 das 218 bolsas aprovadas no edital 2007 do programa Bolsa Nota 10 foram implementadas no corrente mês. Com isso, os bolsistas receberão os recursos referentes ao mestrado e doutorado já na primeira quinzena de abril. Os demais aprovados, que ainda não forneceram os documentos necessários para aprovação do processo, receberão as bolsas apenas em maio, com pagamento retroativo aos meses de março e abril.

Rede Rio de Computadores promove Ciclo de Palestras no CBPF
A Rede Rio de Computadores, financiada pela FAPERJ, irá promover ao longo de 2007 um Ciclo de Palestras sobre temas relacionados a redes. Na abertura, quinta-feira, dia 19 de abril, às 10h, no auditório do CBPF, Claudia Abreu Silva abordará Segurança em Backbones IP Utilizando Análise de Tráfego - Um Estudo de Caso Envolvendo o Tráfego da Rede Rio de Computadores/FAPERJ. Mestre em Engenharia de Sistemas pela Coppe/UFRJ, a palestrante atua na área de Redes na Marinha do Brasil desde 1992.  O auditório do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) fica à Rua Xavier Sigaud, n 150, Urca. Inscrições e mais informações: http://www.rederio.br/ .

Secretário estadual de C&T e presidente da FAPERJ visitam ANM
O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e o diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Marques, participaram na quinta-feira, dia 22 de março, da sessão plenária semanal da Academia Nacional de Medicina (ANM). Na ocasião, Cardoso manifestou o desejo de estreitar os laços entre ANM, a secretaria e a Fundação. Na ANM, os dois dirigentes foram recebidos pelo presidente da academia, Antonio Luiz de Medina, e pelos acadêmicos Roberto Soares de Moura e Eliete Bouskela, ambos do Conselho Superior da FAPERJ. Mais informações: http://www.anm.org.br/ .

ABC presta homenagem ao ministro de Ciência e Tecnologia
A Academia Brasileira de Ciências (ABC), que congrega cerca de 400 proeminentes cientistas de instituições de ensino e pesquisa do país com destacada atuação nacional e internacional, fará uma homenagem ao acadêmico e ministro de Ciência e Tecnologia Sergio Machado Rezende, na terça-feira, dia 3 de abril, às 12h30. O ministro concederá uma entrevista coletiva às 12h. A ABC fica à Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3 andar, no Centro. O evento comemora a decisão do presidente da República de confirmá-lo no cargo de Ministro de Estado de Ciência e Tecnologia nesse seu segundo mandato. Mais informações: http://www.abc.org.br/ .

Equipe do Museu Nacional/UFRJ faz expedição à ilha James Ross
Uma equipe de pesquisadores do Museu Nacional/UFRJ acaba de voltar de uma expedição à ilha James Ross, na Antártica, trazendo na bagagem uma grande quantidade de fósseis. O paleontólogo Alexandre Kellner, que conta com o apoio da FAPERJ através do programa Cientista do Nosso Estado, faz um balanço da viagem pelo continente gelado em sua coluna Caçadores de Fósseis do mês de março, publicada no Ciência Hoje On Line: http://cienciahoje.uol.com.br/67896 .

Inscrições abertas para o prêmio José Reis de Divulgação Científica

O já tradicional prêmio José Reis de Divulgação Científica, concedido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), está com inscrições abertas até o dia 11 de maio. Em sua 27 edição, irá premiar pesquisador ou escritor com o equivalente em reais a US$ 4,5 mil, mais diploma, passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 8 a 13 de julho, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. A comissão julgadora avaliará os trabalhos até 22 de junho e o resultado final será anunciado no dia 25 de junho. O prêmio foi criado em 1978 em homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis (1907-2002). Mais informações: www.cnpq.br/premios .

Programas de pós stricto sensu têm até sexta para enviar dados a Capes

Os programas de pós-graduação stricto sensu de todo o país têm até esta sexta-feira, dia 30 de março, para preenchimento da Coleta de Dados da Capes/MEC. O sistema de coleta de informações visa fazer uma radiografia dos cursos e serve para que a Capes faça o acompanhamento da qualidade da pós-graduação no país. A cada três anos todos os programas são submetidos a uma criteriosa avaliação. A Capes aguarda o envio das informações de cerca de 3.650 cursos. Eventuais problemas enfrentados pelos coordenadores de curso durante o preenchimento dos dados devem ser comunicados à Capes por meio do e-mail coi@capes.gov.br . Endereço de acesso ao sistema Coleta de Dados: http://www.capes.gov.br:8090/opencms/opencms/avaliacao/coleta/index.html .

Inscrições para Cátedra em Londres são prorrogadas

As inscrições de candidaturas para Cátedra em Tecnologias Educacionais Inovadoras, na Universidade de Londres, foram prorrogadas até o dia 16 de abril. O programa tem como meta contribuir para a difusão de informações objetivas sobre a dinâmica da sociedade brasileira, em centros universitários de excelência no exterior. As atividades serão realizadas no período de maio a dezembro do corrente ano. O programa é uma parceria entre a Capes/MEC, a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) e a Universidade de Londres. O candidato deve ser doutor há pelo menos cinco anos, ter fluência em inglês e estar credenciado como docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes. Confira as condições para se candidatar:
http://www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/catedras/capes_SEED.html

Inscrições abertas para bolsa de doutorado nos EUA

O programa Capes/Fullbright está com inscrições até o dia 15 de maio. Os candidatos, que devem ser cidadãos brasileiros com diploma de nível superior, iniciarão suas atividades no segundo semestre de 2008. Para participar do Programa de Doutorado Pleno nos Estados Unidos, o candidato não pode estar matriculado em programa de doutorado no Brasil, nem ter recebido bolsa de estudos do governo brasileiro para a realização de doutorado. Só são aceitos projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no país. As bolsas têm duração inicial de doze meses, mas podem ser renovadas, dependendo do desempenho do bolsista. A duração total não poderá ultrapassar 48 meses. Mais informações: http://www.fulbright.org.br/bolsas8.html ou pelo e-mail doutorado@fulbright.org.br .

Uerj promove Semana de Estudos Lingüísticos

A Uerj promove, de 2 a 5 de abril, em São Gonçalo, a IX Semana Nacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos, evento realizado pelo Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores (FFP/Uerj) e pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos (CiFEFil). O objetivo é mostrar aos alunos da graduação e pós-graduação de Letras as aplicações das teorias lingüísticas e os numerosos serviços que a Filologia presta a diversas áreas do conhecimento. A Filologia estuda a cultura dos povos através das línguas e é um instrumento para a crítica de edição em textos científicos, e interpretação e compreensão de textos literários, além de explicar o sentido das palavras por meio da etimologia. O evento, que será realizado na Faculdade de Formação de Professores da Uerj (Rua Dr. Francisco Portela, 794, Paraíso - São Gonçalo), terá mesas-redondas, palestras, comunicações orais, minicursos e painéis. Mais informações: http://www.filologia.org.br/ixsenefil/
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes