O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Ruy Garcia Marques é o novo diretor-presidente da FAPERJ
Publicado em: 04/01/2007 | Atualizado em: 18/07/2017
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Ruy Garcia Marques é o novo diretor-presidente da FAPERJ

Ruy Garcia Marques, Carlos Alberto Aragão, Jorge Guimarães, Alexandre Cardoso, Nival Nunes de Almeida, Maria Christina Maiolli e Pedricto Rocha Filho compuseram a mesa

Foi cercado de alunos, professores, médicos e do apoio da comunidade acadêmica em geral que Ruy Garcia Marques assumiu o comando da FAPERJ nesta quinta-feira, dia 4 de janeiro. Prestigiada por representantes de diversas instituições científicas fluminenses, a posse do novo diretor-presidente da fundação lotou o anfiteatro do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), em Vila Isabel.

Estimular a interação entre as diferentes áreas do conhecimento, incrementar parcerias com outras agências de fomento, incentivar a iniciação científica e alavancar processos que propiciem a geração de produção tecnológica são alguns dos compromissos assumidos por Garcia Marques, que lembrou ter sido na Uerj o desenvolvimento de toda sua carreira acadêmica. “É a minha experiência como pesquisador e professor universitário que coloco a serviço da FAPERJ”, disse em seu discurso de posse.

A comunidade científica fluminense lota o anfitearo do Hospital Pedro ernesto para prestigiar a solenidadeNomeado pelo governador Sérgio Cabral Filho no Diário Oficial do dia 2 de janeiro, Garcia Marques quer que a C&T fluminense contribua com a solução de problemas sociais como o da violência, do meio-ambiente e da educação. “O objetivo é ter especial atenção com essas áreas e ampliar o intercâmbio com os diversos setores”, planeja.

Vice-diretora do Hupe, Maria Christina Paixão Maioli deu as boas-vindas às autoridades e a todos os presentes. “É uma grande honra ter um colega e amigo na função e que essa solenidade esteja sendo realizada dentro dos muros da Uerj. É um prazer ver este auditório lotado”, animou-se. As escolhas de Garcia Marques e do Hupe para sediar a solenidade foram vistas pela comunidade científica como uma especial atenção do novo governo para com a universidade. “A Uerj merece essa atenção. A greve por que passou foi muito desgastante”, observou Olaf Malm, coordenador de Ecologia e Meio-ambiente da FAPERJ.

Recém-empossados: Alexandre Cardoso e Ruy Garcia Marques em confraternização na cerimônia de posseO novo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, falou no mesmo sentido. “A gente quer que a Uerj volte a ter força política. A gente quer que a academia e as universidades tenham mais voz e mais vez”, afirmou. “O convite que fiz ao Ruy para comandar a FAPERJ faz parte de um projeto de se discutir o ente federal como um todo”, disse o secretário, que planeja fazer do Hupe referência de saúde no Estado.

As presenças de Carlos Alberto Aragão e de Jorge de Almeida Guimarães na mesa oficial da solenidade refletem a expectativa da comunidade acadêmica fluminense em dar prosseguimento e avançar na construção de parcerias com o governo federal.  Representante da Finep, Carlos Alberto Aragão falou da importância da C&T na implantação de políticas públicas voltadas para estratégias de desenvolvimento econômico e de inclusão social para o estado.

 

Para isso, Aragão reiterou o compromisso da entidade em firmar parcerias com a FAPERJ. “O trabalho da Finep com os estados é fundamental para alcançar essa estratégia”, observou. “Minha presença aqui é no sentido de reforçar essas parcerias cada vez mais, inclusive com a criação de novos programas”, planejou.

 

O presidente da Capes, Jorge de Almeida Guimarães, também manifestou a mesma intenção. “Há três anos, a Capes desenvolve programas com a FAPERJ. Vamos dar continuidade a essas parcerias no Rio de Janeiro que concentra importantes recursos na área de C&T”. Segundo Guimarães, essa é a mesma expectativa de outras instituições de fomento à pesquisa. “Acredito estar falando em nome de colegas de outras instituições, como o CNPq, já que temos um caminho a seguir conjuntamente”, opinou.

O reitor da Uerj, Nival Nunes de Almeida, falou da importância do desenvolvimento humano para o desenvolvimento econômico e social. “Com certeza, no novo cargo, o Ruy vai ajudar nessa tarefa”, presumiu. Ex-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho se despediu do cargo fazendo um breve balanço de sua gestão e agradecendo o apoio que teve da comunidade científica, especialmente do Conselho Superior da fundação. “Esse apoio foi muito importante para que conseguíssemos, nesses três anos, superar vários obstáculos”, lembrou.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes