O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Os Arquivos das Polícias Políticas e DOPS: a lógica da desconfiança
Publicado em: 13/02/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Os Arquivos das Polícias Políticas e DOPS: a lógica da desconfiança

Secretaria de Estado de Justiça e Direitos do Cidadão
Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro
Apoio: FAPERJ
Ano de lançamento: 2005

O presente CD-Rom reedita, em mídia eletrônica, duas edições do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj) com enorme significado para sua história institucional: Os Arquivos das Polícias Políticas - Reflexos de nossa história contemporânea e DOPS: a lógica da desconfiança. Ambas as publicações resultaram do trabalho técnico desenvolvido a partir de 1992, quando os acervos dos órgãos foram recolhidos ao Aperj.

A primeira publicação nos oferece a descrição sumária do acervo, além de apresentar o trabalho desenvolvido e a história administrativa dos diferentes órgãos. Já a segunda, da qual constam nove artigos, reflete ainda que parcialmente os primeiros resultados da investigação histórica desenvolvida com a documentação.

Pioneiras como contribuição historiográfica, as duas publicações continuam a despertar grande interesse dos pesquisadores do tema. Tradicionalmente associado aos períodos autoritários da história do país, o exercício da função de polícia política se constituiu numa ação sistemática do Estado sobre a sociedade, pelo menos desde o início da década de 1920 até a redemocratização nos idos de 1980.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes