O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas – Semana de 22 a 29 de dezembro
Publicado em: 21/12/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas – Semana de 22 a 29 de dezembro

Nota urgente da diretoria

Tendo em vista o final do exercício financeiro do ano de 2005, a Diretoria da FAPERJ convoca os pesquisadores que ainda não retiraram seus termos de outorga para que o façam, impreterivelmente, até a próxima quinta-feira, dia 22 de dezembro, e os devolvam até o dia 26 de dezembro, às 12 horas. Caso contrário, os recursos serão cancelados.

Boletim da FAPERJ entra em recesso de fim de ano

O Boletim da FAPERJ entra em recesso a partir desta semana e volta a circular no dia 19 de janeiro, retomando sua periodicidade semanal. A presente edição foi enviada, excepcionalmente, nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro. Normalmente o Boletim é enviado às quintas-feiras à noite. A equipe responsável pelo Boletim da FAPERJ deseja a todos um Feliz Natal e um 2006 pleno de realizações.


Pedricto Rocha Filho toma posse no Conselho de Leitura do RJ
O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, tomou posse terça-feira, 20 de dezembro, no Conselho Estadual de Leitura do Rio de Janeiro (Consel/RJ), órgão criado por iniciativa do governo do estado e ligado à Secretaria de Estado de Cultura. Rocha Filho foi um dos 21 escolhidos pela governadora Rosinha Garotinho. O diretor-presidente da Fundação já integra o Conselho Estadual de Cultura, ocupando cadeira para a qual foi nomeado em 18 de maio passado.

Uerj Baixada abre concurso para professor

A Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Uerj abre concurso para professor adjunto 40 horas na área de Planejamento e Avaliação Educacional, e para professor adjunto na área de Geografia Física. As inscrições ficarão abertas de 12 de janeiro a 12 de fevereiro de 2006, e as provas serão realizadas no dia 12 de março. Mais informações: www.uerj.br


Pesquisador da Uenf lança livro sobre química do húmus

O pesquisador Luciano Pasqualoto Canellas, da Uenf, contemplado no edital Primeiros Projetos da FAPERJ, acaba de editar, junto com Gabriel de Araújo Santos, da UFRRJ, o livro Humosfera: tratado preliminar sobre a química das substâncias húmicas.  A obra, que envolve a colaboração de 18 autores, reúne notas de aulas ministradas ao longo de 20 anos (1985/2005) em um curso sobre a dinâmica da matéria orgânica. O livro pode ser baixado gratuitamente a partir do sítio eletrônico do Laboratório de Solos da Uenf (www.uenf.br/index.html/LSOL). Escrito em 309 páginas, o conteúdo é apresentado em 12 capítulos, que levam a assinatura de 16 autores, além dos próprios Luciano Canellas e Gabriel Santos.

I Encontro Maryland – UFRJ de Sintaxe e Neurociência da Linguagem

Organizado pelo projeto Clipsen e pela Pós-Graduação de Lingüística da UFRJ, com o apoio da FAPERJ e da Universidade de Maryland, o Rio sedia, de 9 a 13 de janeiro, o I Encontro Maryland – UFRJ de Sintaxe e Neurociência da Linguagem. O evento terá lugar  na Faculdade de Letras da UFRJ, Auditório G2.


Otávio Velho recebe título de professor emérito da UFRJ

Em sessão solene realizada na tarde de segunda-feira, 19 de dezembro, no Auditório Roquette Pinto, no Museu Nacional, no Palácio da Quinta da Boa Vista, o antropólogo Otávio Velho foi condecorado com o título de professor emérito da UFRJ.  Pesquisador de renome, Otávio Guilherme Alves Cardoso Velho é professor titular de Antropologia Social da UFRJ. Além de diversos livros, o antropólogo também tem vários artigos publicados em vários países como Estados Unidos, Grã-Bretanha, Holanda, Suécia, Portugal e Itália. Para o presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, além de sua excelente contribuição acadêmica e científica, Otávio Velho tem se destacado também por sua atuação junto ao Conselho Superior da Fundação, do qual é membro titular.

Coppe divulga suas patentes na Internet

A Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia), da UFRJ, colocou recentemente em sua página na Internet informações sobre patentes de suas pesquisas. O tópico, além de trazer os principais textos legais sobre o tema, disponibiliza ao público, inicialmente, 21 das 40 patentes e registros de softwares desenvolvidos pela instituição. Até o mês de janeiro serão disponibilizadas as outras patentes.

 Mais informações: www.coppe.ufrj.br/intelectual/apresentacao.htm

 

Astronomia no verão no Observatório Nacional
O Observatório Nacional oferecerá uma série de palestras durante o evento Astronomia no Verão, previsto para o período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. Na agenda, temas sobre astronomia e astrofísica. As inscrições vão até 15 de janeiro. O evento é destinado a professores, estudantes e pessoas interessadas em conhecer o estágio atual das pesquisas observacionais e teóricas desenvolvidas nessas áreas do conhecimento. Entre os temas selecionados para as palestras estão A Descoberta dos pulsares, As recentes missões espaciais aos pequenos corpos do sistema solar, Formação e evolução de estrelas, Lentes gravitacionais e Nosso endereço no universo. Mais informações: www.on.br/curso_verao_2006/astro-verao.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes