O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Bolsas > Mestrado (MSC-10) e Doutorado (DSC-10) Nota 10
Publicado em: 17/08/2012 | Atualizado em: 11/10/2017

Mestrado (MSC-10) e Doutorado (DSC-10) Nota 10

Finalidade

Incentivar os Programas de Pós-Graduação de significativa excelência sediados no estado do Rio de Janeiro, mediante a concessão de bolsas especiais a alunos de mestrado e doutorado com destacado desempenho acadêmico.

Requisitos e Condições

A disponibilização de bolsas Nota 10 se dará por Edital, periodicamente publicado na página da FAPERJ na internet.

Somente serão implementadas as bolsas que atendam plenamente aos critérios dos editais, não sendo permitido o pagamento de meses retroativos.

A solicitação será realizada em quatro etapas:

  1. O coordenador do Programa de Pós-Graduação (PPG) inicia a solicitação com indicação do bolsista e do orientador;
  2. O candidato à bolsa preenche os dados referentes ao projeto e anexa os documentos;
  3. O orientador confere se o bolsista inseriu os dados e documentos adequadamente, validando o pedido;
  4. O coordenador efetiva o envio da solicitação à FAPERJ.

A FAPERJ, em similaridade com outras agências de fomento, não admite a concessão ou renovação de bolsas de mestrado a partir do 25º mês de ingresso do aluno no curso, bem como de doutorado a partir do 49º mês de ingresso do aluno no curso.

O Programa Bolsa Nota 10 não permite substituição de bolsistas.

A qualquer momento, o coordenador (com aprovação do colegiado da pós-graduação) poderá solicitar à FAPERJ o desligamento dos bolsistas com desempenho insatisfatório. Essa solicitação deverá ser feita por escrito e entregue no Setor de Protocolo da FAPERJ.

Para os Programas de Pós-graduação (PPG)

  • Programas de Pós-Graduação, nível mestrado, com conceito 5 na CAPES, podem indicar até 2 (dois) bolsistas de mestrado.
  • Programas de Pós-Graduação, níveis mestrado e doutorado, com conceito 5 na CAPES, podem indicar 1 (um) bolsista de mestrado e 1 (um) bolsista de doutorado;
  • Programas de Pós-Graduação, níveis mestrado e doutorado, com conceito 6 na CAPES, podem indicar até 2 (dois) bolsistas de mestrado e 1 (um) bolsista de doutorado.
  • Programas de Pós-Graduação, níveis mestrado e doutorado, com conceito 7 na CAPES, podem indicar até 2 (dois) bolsistas de mestrado e 2 (dois) bolsistas de doutorado.
  • São elegíveis alunos de Programas de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado, com conceitos 5, 6 ou 7, pela avaliação da CAPES.
  • Os alunos indicados deverão passar por seleção criteriosa por parte dos programas e não podem ter vínculo empregatício de qualquer natureza ou outra fonte de renda, exceto no caso de contrato de Professor Substituto (até 20 horas semanais), na mesma instituição em que cursa a pós-graduação. Os Programas de Pós-graduação deverão informar à FAPERJ os critérios de seleção utilizados.

Duração das Bolsas

O Programa Bolsa Nota 10 contempla apenas os últimos 12 meses de curso para os alunos de mestrado (13º ao 24º mês) e os últimos 24 meses de curso para os alunos de doutorado (25º ao 48º mês).

A contagem dos meses de bolsa será realizada a partir da data oficial comprovada de ingresso do aluno no curso de pós-graduação.

 

Para saber como submeter projeto para uma destas modalidades leia as Instruções para Concessão e Utilização de Auxílios e Bolsas

 

Mais informações:

Dúvidas Frequentes

Download – Manual de utilização do SisFAPERJ”  (.pdf)

Licença maternidade

Valores das Bolsas e Auxílios e Auxílio Instalação (.pdf)

Calendário para solicitação de bolsas e auxílios

Declaração de inexistência de vínculo empregatício e/ou estatutário e de outra fonte de rendimento

Formulário para encaminhamento de relatório 

Índice geral das áreas do conhecimento

Setores

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email Compartilhar no WhatsApp
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes