O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ e Casa de Rui Barbosa lançam edital
Publicado em: 10/11/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ e Casa de Rui Barbosa lançam edital

Mesa na Casa de Rui BarbosaCom o objetivo de fomentar a pesquisa na área de história e o desenvolvimento institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), a FAPERJ firmou com a instituição um convênio que resultou no lançamento, esta semana, de um edital que selecionará 24 bolsistas para o seu Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura. O convênio tem a finalidade de incentivar pesquisas em história, direito, filologia, estudos sobre Rui Barbosa e políticas culturais, além de capacitar recursos humanos nas áreas de desenvolvimento institucional, tecnológico e de referência em preservação e tratamento técnico de acervos museológico, arquivístico, bibliográfico e arquitetônico da FCRB.

 

Para celebrar o lançamento do edital e a Semana de Cultura, a Casa de Rui Barbosa promoveu, em 8 de novembro, o seminário “Novas abordagens sobre a história do Rio de Janeiro - a cidade e o estado”, que discutiu o estado da arte das pesquisas produzidas atualmente e as implicações de se fazer história regional.

 

Convidado pelo presidente da FCRB, José Almino de Alencar Neto, a fazer a conferência de abertura do seminário, o presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, disse ser uma honra associar o nome da FAPERJ ao da Casa de Rui Barbosa. Rocha Filho demonstrou preocupação com a renovação dos quadros de pesquisadores na área de História, uma vez que a FAPERJ vem observando, através da análise das inscrições em editais genéricos, como o do programa Primeiros Projetos, um menor interesse de historiadores na procura por apoio. “Tendo em vista a competência instalada no Rio de Janeiro e a importância da pesquisa sobre a história do Rio de Janeiro – cidade e estado -, a revigoração dessa área é fundamental”, defendeu.

 

Após a fala de Rocha Filho, o professor Francisco Falcon abordou o tema “Limites e possibilidades da história regional”. Em seguida, foram realizadas duas mesas-redondas. A primeira contou com Luís Reznik (PUC-Rio e Uerj), Marisa Carvalho Soares (UFF), Monica Velloso (FCRB) e Ivana Stolze Lima (FCRB); a segunda teve a participação de Américo Freire (CPDOC), Maria Alice Rezende de Carvalho (Iuperj), Paulo Knauss (UFF e ANPUH-Rio), Antonio Herculano (FCRB) e Isabel Lustosa (FCRB).

 

As bolsas previstas no edital são destinadas a pesquisadores de níveis desde iniciação científica a pós-doutorado, tendo valores que variam de R$ 483,01 a R$ 4.120,18 e duração de um ano, podendo ser renovadas por igual período. Abertas até 10 de janeiro de 2006, as inscrições devem ser feitas por via postal expressa (Sedex). Serão aceitas as inscrições cujas postagens forem realizadas até as 24h desse dia. A documentação deve ser encaminhada para:

 

Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura

Fundação Casa de Rui Barbosa

Serviço de Arquivo Histórico e Institucional

Rua São Clemente, 134 – Botafogo

22260-000 Rio de Janeiro RJ

O edital está disponível para consulta no site da FCRB,em http://www.casaruibarbosa.gov.br/
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes