O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Projeto ReSub Lagos
Publicado em: 26/07/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Projeto ReSub Lagos

Caracterização Hidrogeológica Básica da Região dos Lagos

FAPERJ/Finep/Recope RJ
Ano de lançamento: 2001

Este CD-ROM reúne os resultados de estudos realizados pela Resub (Rede de Geotecnologia em Águas Subterrâneas) - uma parceria entre as principais instituições de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (UFF, UFRJ, UFRRJ, Uerj e PUC-Rio), instituições do governo federal (CPRM e IRD), instituições do governo estadual (Emater-Rio e DRM-RJ) e prefeituras da Região dos Lagos (Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio) - com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas aplicadas em águas subterrâneas durante dois anos (1999 e 2000).

 

O primeiro projeto desenvolvido pela ReSub teve apoio da FAPERJ e da Finep, tendo sido coordenado pelo Laboratório de Geotecnologia do Departamento de Engenharia Civil da UFF. O projeto teve como objetivo avaliar o potencial e a qualidade das águas subterrâneas na Região dos Lagos. Foram mapeados os recursos hídricos subterrâneos de uma área cerca de 2.000 km2, sendo cadastrados mais de 550 pontos d´água, entre fontes naturais, cacimbas, poços tubulares domésticos e poços tubulares profundos. Até a criação da Resub, em julho de 1997, não havia no Estado do Rio de Janeiro um grupo de pesquisas sistemáticas na área de águas subterrâneas.


O CD-ROM compila os resultados desse trabalho através de diversos dos relatórios técnicos, banco de dados e mapas produzidos pela ReSub, como o Manual para Cadastramento e Georeferenciamento de Poços Subterrâneos, e artigos produzidos por pesquisadores envolvidos na iniciativa.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes