O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Nova edição do Rio em Mapas é lançada na Chácara do Céu
Publicado em: 19/05/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Nova edição do Rio em Mapas é lançada na Chácara do Céu

O charme do projeto Rio de Janeiro em Mapas da FAPERJ ajudou a abrir as portas da Chácara do Céu para a mostra dos desenhos originais que compõem o catálogo e o mapa de Santa Teresa. A exposição dos quadros – desenhos realistas em guache sobre papel, da artista Ana Maria Moura – foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 16, coincidindo com o lançamento da nova edição do projeto da FAPERJ. A mostra estará aberta ao público até dia 29 (Museu da Chácara do Céu – Rua Murtinho Nobre, 93), das 12h às 17h, exceto às terças.

 

Somados, a originalidade do projeto e os atrativos do tradicional bairro carioca garantiram ampla cobertura da imprensa – presente no vernissage – e vêm atraindo vivamente o interesse do público a que se destina. O mapa é distribuído a escolas, centros culturais, bibliotecas e outras instituições culturais com objetivos públicos.

Diretores da Faperj e equipe do projeto


“Este projeto contribui para reforçar o senso de cidadania daqueles que habitam as regiões retratadas nos mapas, na medida em que enriquece e revaloriza locais e eventos históricos aos olhos dos próprios moradores”, disse o presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, a respeito do projeto Rio de Janeiro em Mapas. Santa Teresa é a quarta edição deste projeto, que já retratou o Centro, São Cristóvão e Campos dos Goytacazes.

 

Originalidade também define a estrutura criada especialmente para a exposição: os quadros estão expostos em caixas feitas com vergalhões de ferro e cheias de pedras – um visual criado sob a inspiração do estilo urbano deste bairro repleto de muros seculares.

 

“Santa Teresa tem gosto pelo diferente. O bairro e seus moradores têm gosto pela

fantasia. Exemplo disso são as freiras carmelitas que para cá vieram pra ficar mais perto do céu”, conta o historiador do Rio de Janeiro em Mapas, Marcos Luiz Bretas. De fato, a fantasia está bem sugerida em muitas das edificações retratadas no projeto da FAPERJ, como o Castelo Valentim, que parece saído de um conto de fadas; e o prédio que hoje abriga o Centro Educacional Anísio Teixeira – que lembra tanto um forte como um castelo de Drácula.

 

 

 

Clique aqui para ver a galeria de imagens do mapa e do catálogo de Santa Teresa

Veja também:

Rio de Janeiro em Mapas - Centro (Edição 1)
Rio de Janeiro em Mapas - São Cristóvão, Benfica e Mangueira (Edição 2)
Rio de Janeiro em Mapas - Campos dos Goytacazes (Edição 3)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes