O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Assinado acordo de cooperação científica e técnica com a França
Publicado em: 22/04/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Assinado acordo de cooperação científica e técnica com a França

A FAPERJ firmou, em 15 de abril, protocolo de intenções para acordo de cooperação científica e técnica com o Institut de Recherche pour le Développement (Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento) – IRD, órgão público de caráter científico e tecnológico sediado em Paris. Assinaram o documento, o diretor-presidente da FAPERJ, Professor Epitácio José Brunet Paes, e o presidente do IRD, Jean-François Girard.

 

Com o acordo ficam estabelecidas as condições de cooperação bilateral entre a FAPERJ e o IRD na realização de programas de pesquisa científica, de formação e de intercâmbio de pesquisadores ou de estudantes de pós-graduação brasileiros e franceses, nas diversas áreas de conhecimento científico, em áreas de interesse comum.

 

O diretor-presidente da FAPERJ destacou a importância do acordo. “Quero crer que trata-se de uma contribuição para a FAPERJ e para as instituições que nossa fundação fomenta”, afirmou Epitácio Brunet. “Este protocolo se encaixa dentro da missão da FAPERJ e ao propósito de ampliar suas atividades”, disse.

 

O Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense (UFF) deve ser um dos primeiros a se beneficiar com o acordo. Há 12 anos a unidade mantém projetos conjuntos com o IRD. “O acordo permite uma troca de experiência muito forte entre professores e pesquisadores da UFF e do IRD, além de qualificar nossos alunos em laboratórios franceses, em Orleans e Toulouse, que mantêm convênio com o IRD”, explica o Professor Jorge João Abrão, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica da UFF.

 

Um dos projetos de pesquisa desenvolvidos em conjunto pela UFF e o IRD é o de Paleoclima – Mudanças Climáticas, que envolve pesquisadores das duas instituições. “A proposta do projeto é estudar os mecanismos que controlam as variações climáticas. Por intermédio de modelos climáticos é possível estudar as alterações que poderão influir no meio ambiente”, explica o Professor Abdelfettah Sifeddine, pesquisador do IRD e professor visitante da UFF desde 1999, quando foi contemplado no primeiro edital do Programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ.

 

A FAPERJ vai operacionalizar o programa de intercâmbio por meio da concessão de bolsas e auxílios, segundo as modalidades do Programa de Cooperação Internacional da fundação. Já o IRD manterá o intercâmbio sob a forma de fomento a comunidades científicas brasileiras, por meio de intercâmbios científicos com comunidades científicas francesas subsidiadas com bolsas de intercâmbio e de formação ou por intermédio de apoios institucionais tais como previstos por procedimentos implementados pelo instituto e definidos em comum nos convênios específicos ad-hoc.

 

Representando o IRD na cerimônia de assinatura do acordo de cooperação científica e técnica participaram: Jean-Francois Girard, presidente do instituto; Jean-Michel Chasseriaux, diretor de relações Internacionais; Pierre Sabaté, diretor de Pesquisa; e Maurice Lourd, diretor de Departamento. Pela FAPERJ, estiveram presentes o Professor Epitácio Brunet, diretor-presidente; o Professor Jerson Lima Silva, diretor Científico; a Professora Mônica Savedra, assessora da Presidência e coordenadora do Programa de Cooperação Internacional; e o Professor André Pereira, assessor da Diretoria de Tecnologia. Participaram, ainda, da cerimônia, os Professores Jorge João Abrão, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica da UFF, e Abdelfettah Sifeddine, da UFF/IRD.

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes