O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas – Semana de 17 a 24 de março de 2005
Publicado em: 17/03/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas – Semana de 17 a 24 de março de 2005

Instruções para Cientistas do Nosso Estado do edital de 2002
O prazo para a prestação de contas das bolsas do Programa Cientistas do Nosso Estado vigentes no período de janeiro de 2003 a dezembro de 2004 foi adiado para o dia 02 de maio de 2005. Os bolsistas deverão seguir as normas do novo roteiro de prestação de contas de bolsas e auxílios da FAPERJ. A conta bancária utilizada até o presente momento não deverá ser encerrada, devendo servir para os depósitos referentes ao novo período de vigência da bolsa (renovação).


Diretor de Tecnologia da FAPERJ faz palestra na Firjan
O edital Rio Inovação e a necessidade de investimentos em inovação visando garantir a inserção do país no grupo de nações de destaque na economia e na política mundiais foram os temas abordados pelo diretor de tecnologia da FAPERJ, Marcos Cavalcanti, em palestra realizada na última sexta-feira, 11 de março, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Centro do Rio. A palestra aconteceu no encontro do Conselho Empresarial de Gestão Estratégica para Competitividade e foi transmitida em tempo real pela TV Firjan Empresarial para 24 pontos de recepção espalhados pelo estado. “Os recursos destinados à inovação e à pesquisa de novas tecnologias são, por ora, insuficientes para que o país possa competir com as demais nações emergentes dentro de 10 ou 20 anos. O empresariado pode e deve se engajar nesse processo para ajudar o país a se manter competitivo no futuro”, disse.

Conferências abordam temas da paleontologia na UFRJ
Na próxima terça-feira, 22 de março, o Auditório Othon Henry Leonardos, do Instituto de Geociências, situado no Campus da UFRJ na Ilha do Fundão, abrirá suas portas para duas conferências que devem atrair interessados em paleontologia. Às 10h, a pesquisadora Zulma Gasparini, do Museu de La Plata, na Argentina, discorre sobre os crocodilos fósseis da Argentina. Às 14h, é a vez de Leonardo Salgado, da Universidade Nacional de Comahue, também na Argentina, falar sobre os embriões de sauropodos da Argentina.

Fóruns de secretários estaduais de C&T e de FAPs se reúnem em abril

A primeira reunião de 2005 dos fóruns nacionais de secretários estaduais de Ciência e Tecnologia e das Fundações de Amparo à Pesquisa acontecerá dias 14 e 15 de abril, em Vitória. Na ocasião, será eleita e empossada a diretoria do Fórum de Secretários. O ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, deverá participar do encontro. A pauta provisória inclui a Lei de Inovação, o Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe) e programas desenvolvidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que possam contribuir com os sistemas estaduais de C&T. O programa completo da reunião será divulgado em breve. Mais informações: (61) 340-3274 ou secretaria.foruns@abipti.org.br.

Laboratório de radiologia da Uerj organiza seminário de Física Médica
O Laboratório de Ciências Radiológicas (LCR) da Uerj promove, na segunda-feira, 21 de março, a partir das 11h, o seminário "Controle de Qualidade de processadoras automáticas". Na segunda-feira seguinte, dia 28, o tema será "A Unidade Proteômica de fungos da Uerj".


Rio terá primeiro programa de pós-graduação em oncologia
O primeiro programa de pós-graduação do Instituto Nacional do Câncer (Inca) teve início nesta quinta-feira, 17 de março. Na inauguração, na sede do Inca, o presidente da Capes, Jorge Guimarães realizou a conferência ‘Pós-graduação nas áreas de Saúde: realidade e perspectivas’. O programa foi recomendado pela Capes em novembro de 2004 com conceito cinco. Após a abertura das inscrições, no mês de fevereiro, a coordenação do programa selecionou dez estudantes para o mestrado e sete para o doutorado. O objetivo dos cursos é desenvolver pesquisas clínicas como ensaios para testes de novas drogas e combinações para o combate aos diversos tipos de câncer. Estudos na área de epidemiologia também serão incentivados. Esse é o terceiro programa em oncologia do país. Os outros dois estão localizados em São Paulo, no Hospital do Câncer A.C. Camargo e na USP.

Especialistas discutem tendências de gestão em institutos de pesquisa

O Rio sedia, na primeira semana de abril, um painel e um seminário com o objetivo de discutir as principais tendências de gestão em Institutos e Centros de Pesquisa (ICPs). O painel será realizado no dia 6 de abril e reunirá especialistas de institutos e centros de pesquisa público e privados do país. No dia 7, o programa prevê a realização do seminário “Novas Trajetórias de Gestão de Institutos e Centros de Pesquisa”. A iniciativa é da Finep e da Abipti, apoiada pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp e Instituto Fraunhofer, da Alemanha. As inscrições vão até 28 de março. Informações: (61) 274-5799 ou paula.andrade@abipti.org.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes