O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ lamenta o falecimento da pesquisadora Juliana de Meis
Publicado em: 16/07/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ lamenta o falecimento da pesquisadora Juliana de Meis

Por Ascom Faperj

A direção da FAPERJ manifesta imenso pesar pelo falecimento de Juliana de Meis Dias Costa (1972-2021), pesquisadora do Laboratório de Pesquisas sobre o Timo, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), ocorrido na madrugada desta sexta-feira, dia 16 de julho, vítima da Covid-19. Ela completaria 49 anos de idade neste sábado, dia 17 de julho.

De acordo com nota divulgada pelo IOC/Fiocruz, Juliana era bióloga formada pela Universidade Santa Úrsula (USU), e obteve os títulos de mestrado e doutorado pelos Programas de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular e em Biologia Parasitária (IOC), respectivamente, entre os anos de 1996 e 2003. Em ambos os trabalhos, ela foi orientada pelo renomado cientista Wilson Savino, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC).   

Ainda de acordo com a nota, ela era docente dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular e Lato sensu em Ensino em Biociências e Saúde do IOC e ajudou a formar mais de uma dezena de mestres e doutores, além de acompanhar estudantes de iniciação científica. Juliana teve mais de 30 artigos publicados, entre periódicos nacionais e internacionais, com sua maioria dedicada ao entendimento das dinâmicas da doença de Chagas.

Juliana era filha do pesquisador Leopoldo de Meis (1938-2014), cientista que, além de ter dado contribuições importantes para a pesquisa brasileira, ganhou notoriedade também por seu trabalho em prol divulgação científica. Devido às medidas de distanciamento social adotadas por conta da pandemia provocada pela Covid-19, o velório e o sepultamento serão restritos aos familiares.

Ao longo de sua festejada carreira como pesquisadora, Juliana contou com apoio da FAPERJ para a realização de suas pesquisas, tendo sido contemplada, em 2011, no programa Jovem Cientista do Nosso Estado.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes