O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Startup carioca desenvolve game premiado em concurso da ONU
Publicado em: 25/06/2020
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Startup carioca desenvolve game premiado em concurso da ONU

Débora Motta

No game Cidade do Amanhã, jogadores são premiados quando tomam decisões sociais éticas, em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Nº 16, da ONU (Fotos: Divulgação/Delta Arcade) 

Um game de cartas e estratégias em que os jogadores devem assumir o papel de personagens, que apenas ganham pontos quando tomam decisões éticas, voltadas ao desenvolvimento sustentável da cidade e à participação social. Esse é o objetivo do jogo virtual Cidade do Amanhã, desenvolvido pela Delta Arcade, startup  – palavra usada para designar as empresas nascentes de base tecnológica – carioca contemplada na quarta edição do programa Startup Rio, parceria entre a FAPERJ e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Secti). O projeto para a idealização do game foi o grande vencedor do 1° Concurso de Jogos Digitais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em novembro de 2019, entre 14 projetos inscritos em todo o Brasil. Com a vitória no concurso, a Startup recebeu apoio financeiro para o seu desenvolvimento, concluído recentemente, em maio.

O concurso da Pnud Brasil premiou o melhor projeto de game que apresentasse, como tema central, narrativas alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16, que tem como foco “promover sociedades pacíficas e inclusivas, proporcionar o acesso à justiça e construir instituições eficazes”. Vale lembrar que, como parte da Agenda 2030 de desafios para a construção de um mundo sustentável e mais justo, a ONU estabeleceu 17 ODS, em declaração assinada em setembro de 2015 por chefes de Estado e de Governo na sede das Nações Unidas, em Nova York, no momento em que a organização comemorou seu septuagésimo aniversário (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/).

O jogo é livre para todas as idades, sendo mais indicado para alunos do final do Fundamental II e Ensino Médio, na faixa etária de 11 a 15 anos. “O Cidade do Amanhã é um game que atende ao objetivo de motivar o jogador ao cumprimento do ODS 16 da ONU, mas sem ter a cara de um jogo educativo tradicional. Normalmente os jovens não gostam muito de games educativos porque costuma ter muitos textos, ser maçantes, pouco divertidos. Conseguimos criar uma experiência leve e lúdica de jogo”, contou um dos cinco sócios fundadores da Delta Arcade, Paulo Eduardo Aragon, de 27 anos. A premiação foi realizada em dezembro de 2019 em Brasília, em uma parceria do Pnud Brasil com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e o programa Nordic Dialogues.

Para brincar, o jogador deve se posicionar como um dos seguintes avatares: prefeito, juiz, vereador, empresário ou cidadão comum. Cada um tem uma habilidade que pode ser usada ao longo do jogo. “No mapa da cidade, aparecem eventos que remetem à tomada de uma decisão social. Por exemplo, surge o evento ‘Empresários estão querendo acabar com o Procon’, ou ‘O prefeito quer dificultar a realização de uma manifestação pacífica’. O jogador tem que decidir se concorda ou discorda com esse evento e jogar cartas para continuar a partida. Mas ele só ganha pontos se tomar a decisão de acordo com os princípios éticos promovidos pelo ODS 16. Se ele discordar, perde pontos. No final, há um ranking e uma série de troféus tornam a dinâmica interessante”, explicou Aragon, em poucas palavras.  

A história da Delta Arcade é a de cinco jovens que se uniram em torno de um ideal comum. “A ideia da criação da startup ocorreu em 2018 e se concretizou em 2019, quando fomos selecionados para integrar o programa Startup Rio. Nos unimos porque acreditamos que os jogos são ferramentas que vão além do entretenimento, capazes de gerar transformações no mundo, e que são inigualáveis para contar histórias poderosas”, afirmou Aragon, que trabalha ao lado do irmão, Luiz Victor Aragon, 22 anos, formado em Processos Gerenciais (Empreendedorismo) e responsável pelo desenvolvimento dos projetos; de Caio Portugal (game designer, 31 anos); Camila Schmitz (designer, 29 anos); e João Victor Bitencourt (gestor de Comunicação e Marketing, 22 anos). “Todos nós temos formações na área de games. O Caio e o Luiz são formados pelo Senac em Game Design. No Rio, não existe uma graduação acadêmica na área ainda. Em São Paulo, existem poucos cursos. O Brasil ainda está engatinhando, apesar de ter um imenso potencial nesse mercado”, contextualizou.

Desde 2007, a indústria de jogos eletrônicos retém o maior faturamento no ramo de entretenimento, ultrapassando a forte indústria do cinema e da música. Segundo dados da SuperData, empresa que realiza pesquisas sobre a indústria de games, a indústria mundial de jogos faturou em torno de 120 bilhões de dólares em 2019, e a expectativa é de movimentar cerca de 235 bilhões de dólares em 2022, segundo levantamento feito pelo banco de investimentos de produtos digitais Digi-Capital. “No Rio, temos um grande potencial. A cidade tem um dos maiores coletivos de empresas desenvolvedoras de games do Brasil, o Ring, que reúne muitos estúdios independentes. O Brasil está na 13ª posição entre os mercados consumidores de games no mundo. A vantagem é que os clientes desse mercado podem ser prospectados em vários países, pois os jogos têm uma linguagem universal, o que abre um mundo de possibilidades para nós”, ponderou Aragon.

A equipe da Delta Arcade: a partir da esquerda, em primeiro
plano, Caio Portugal e Paulo Eduardo Aragon; atrás, Luiz Victor
Aragon, Camila Schmitz e João Vitor Bitencourt
(Foto: Divulgação)  

Ele destacou a importância da participação da Delta Arcade no programa Startup Rio, um dos raros, senão o único, programa de fomento ao empreendedorismo custeado por governos estaduais do País. Atualmente, mais de 40 startups são aceleradas pelo programa e funcionam gratuitamente no espaço de co-working próprio, com mais de 1.000 m², na Zona Sul do Rio. No total, mais de cem startups já receberam o fomento do Governo do Estado do Rio, em seis anos. “Utilizamos a estrutura oferecida na sede do programa, no prédio situado no bairro do Catete, um ambiente de muita imersão, mentoria e parceria com as outras startups contempladas pelo programa. Foi uma oportunidade que tivemos de transformar algo que era apenas um sonho num modelo de negócios. Com a mentoria que tivemos, a equipe está mais madura, com visão de mercado. E a experiência adquirida ao atender as Nações Unidas como um de nossos clientes foi importante, permitindo, ainda, colocar em nosso portfólio um produto desenvolvido para a ONU”, concluiu.

O jogo Cidade do Amanhã será disponibilizado em breve no próprio site da ONU. Interessados em adquirir informações sobre o jogo, podem entrar em contato com a empresa: pelo email deltaarcade.devs@gmail.com ou pelos sites https://www.linkedin.com/company/42442618 e https://www.instagram.com/delta_arcade/?hl=pt-br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes