Série de vídeos produzida na UFRJ apresenta as novidades das pesquisas sobre coronavírus
Uma equipe de professores e pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCS/UFRJ) vem produzindo vídeos, baseados em análises de artigos recentes sobre o coronavírus, publicados em revistas científicas, feitas por jovens pesquisadores de excelência de todo o Brasil. Trata-se da série de vídeos Conhecer para Entender, coordenada por Debora Foguel, professora do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. O projeto é uma iniciativa da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O comitê de avaliação conta com a vice-presidente da ABC, Helena B. Nader, o diretor da ABC João Batista Calixto, o vice-presidente Regional da ABC para Minas Gerais e Centro-Oeste, Mauro Teixeira, e a diretora da SBPC Lucile Winter. A série de vídeos está disponível na playlist do canal da SBPC no YouTube. Mais informações: http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/sbpc-e-abc-apoiam-serie-de-videos-sobre-coronavirus
CBPF, Fiocruz e LNCC organizam o HackCovid19
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) estão organizando um hackathon gratuito, o HackCovid19. Durante 72 horas os participantes vão colaborar online em projetos que visem resolver desafios da Covid-19. O HackCovid19 contará com o auxílio de mentores de diversas áreas e com o conhecimento científico e infraestrutura do CBPF, Fiocruz e LNCC. A proposta busca inscrições de "Ativadores" e "Hackers". Cabe aos Ativadores propor um desafio e, se aceito, trabalhará com diversos times para resolver o problema proposto. Já aos hackers cabe principalmente a parte técnica. O edital sugere que este grupo use a comunidade Slack (workspace #HackCovid19) para formar uma equipe com outros(as) hackers e desenvolver seu projeto, ou participar de um já existente. Serão premiados os primeiro,segundo e terceiro lugares gerais. O objetivo é que os projetos vencedores possam ser desenvolvidos até o final e que cheguem ao grande público. Os projetos vencedores terão o acompanhamento do Núcleo de Inovação Tecnológica das Unidades de Pesquisas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações no Rio de Janeiro (NIT-Rio) na busca de investidores e patrocinadores. Mais informações: https://hackcovid-19.devpost.com
Lapesf da Uezo cria projeto de extensão com cursos online sobre a Covid-19
A pandemia do coronavírus não abateu os alunos e professores do curso de Farmácia da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo). Um grupo criado por integrantes do Laboratório de Pesquisa em Ciências Farmacêuticas (Lapesf), do Centro Setorial de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da universidade, está promovendo ações para minimizar o impacto da crise decorrente da Covid-19. O projeto de extensão, coordenado pela Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ Jamila Perini, já conta com um hotsite (https://lapesfuezo.wixsite.
Newton Mobility Grants 2020 recebe propostas até 2 de junho
A Royal Society lançou uma chamada para apoiar a mobilidade de pesquisadores nas áreas de Ciências Naturais. Isso inclui, mas não apenas, a Biologia, Química, Engenharia, Matemática e Física. A submissão de propostas para o programa Newton Mobility Grants 2020 vai até 2 de junho, às 15 horas, no horário de Londres. Pesquisadores brasileiros jovens e seniores podem se candidatar. A Chamada é uma parceria do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) com as UK Academies. A titularidade mínima é a de pós-doutorado. As diversas visitas poderão ser realizadas em até dois anos, contados a partir de dezembro de 2020. Os valores de apoio são de até £3 mil para uma mobilidade de até três meses, até £ 6 mil para múltiplas mobilidades em um período de um ano e até £12 mil para múltiplas mobilidades em até dois anos. Mais informações: flaviac.confap@gmail.com e https://royalsociety.org/grants-schemes-awards/grants/newton-mobility-grants
Artigo discute a criação de diretrizes éticas para a alocação no tratamento em UTI durante a pandemia
Em artigo publicado na sexta-feira passada, dia 17 de abril, no jornal O Estado de S. Paulo, pesquisadores da área de Ética propõem um amplo debate sobre a criação de diretrizes éticas para a alocação de tratamento em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) durante a pandemia de Covid-19. Qual critério deve ser adotado para a alocação de cuidados nas UTIs a partir do momento em que o sistema de saúde já não estiver mais em condição de atender a todos igualmente? A ordem de chegada? A gravidade da situação do paciente? A sua idade? Salvar o maior número de vidas possível? Sorteio? Essas são questões morais importantes e são de problemas como esses que se ocupa a Ética ou Filosofia moral. O artigo é assinado por Marco Azevedo, Darlei Dall’Agnol, Alcino Bonella e Marcelo de Araujo, professor da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ) e do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que foi contemplado pela Fundação por meio do Programa Cooperação bilateral FAPERJ – Birmingham e/ou Nottingham. Os autores são professores de Filosofia com diversas publicações na área de Ética, Filosofia política, Direitos humanos e Bioética. Todos realizaram, em períodos diversos, estágios de pesquisa em Bioética na Universidade de Oxford, no Reino Unido, com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mais informações: https://estadodaarte.estadao.com.br/amplo-debate-criterios-uti-coronavirus
Professora do Cefet mostra como fazer protetores faciais com itens de papelaria
A professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (PPEEL/Cefet/RJ) Milena Faria Pinto iniciou um projeto de fabricação de máscaras do tipo protetora facial, a custo próprio, para doação a hospitais. A fabricação das máscaras é simples e pode ser feita em casa com materiais adquiridos em papelarias. Os materiais são folha de acetato transparente, poliestireno de alto impacto e rebite de metal e podem ser encontrados em papelarias. A professora também publicou um vídeo para explicar como montar os protetores: https://www.youtube.com/watch?v=ypKYsFVVtlA
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