O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ lança edital de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa da Uenf
Publicado em: 05/12/2019
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ lança edital de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa da Uenf

Por Ascom Faperj

Casa de Cultura Villa Maria: um dos centros de pesquisa da Uenf 
relacionados no edital, juntamente com o segmento Agropecuário do
Parque Tecnológico Norte Fluminense (Foto: Diego Lacerda)
 

A FAPERJ lançou nesta quinta-feira, 5 de dezembro de 2019, o edital Apoio à Infraestrutura de Pesquisa da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, destinado à restauração, modernização e otimização de dois centros de pesquisa da Uenf: a Casa de Cultura Villa Maria e o segmento agropecuário do Parque Tecnológico Norte Fluminense.

A Casa de Cultura Villa Maria, órgão suplementar à Uenf, tem como missão o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da preservação de acervos, além da produção e da difusão de conhecimento. Cabe à Casa promover e incentivar a produção, a prática e o desenvolvimento das atividades culturais, artísticas e científicas da Uenf, além de ampliar e preservar os acervos documentais e museológicos por meio de ações continuadas de aquisição, conservação, preservação, acesso e consulta pública aos bens culturais, incentivando e contribuindo com o desenvolvimento de pesquisas que tenham como objeto acervos e bens culturais. Construída em 1918, a Villa Maria foi doada em testamento à primeira universidade que viesse a instalar-se na cidade de Campos dos Goytacazes. Antes disso, a casa foi ocupada pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes no período de 1979-1982.

O segmento agropecuário do Parque Tecnológico atende ao desenvolvimento de novas abordagens para um setor estratégico em toda a região Norte-Noroeste Fluminense. A sua implantação contempla a produção de sementes melhoradas geneticamente, a produção de mudas ornamentais e fruteiras utilizando-se ferramentas biotecnológicas, e a produção em larga escala de bioinoculantes que impactarão positivamente o agronegócio, trazendo a possibilidade de novos investimentos no setor.

Os recursos são oriundos da própria Uenf e representam um investimento de R$ 3,5 milhões na promoção de desenvolvimento da infraestrutura de pesquisa, na recuperação e modernização de acervos e centros de memória, assim como no incremento na difusão e popularização de ciência e tecnologia na instituição. Neste edital, podem ser proponentes pesquisadores vinculados à UENF e que possuam grau de doutor. Os projetos devem apresentar cronograma de execução de 24 meses.

O reitor da Uenf, Luís Passoni, enfatiza que apoio da FAPERJ é fundamental para o funcionamento e fortalecimento da Uenf. "O lançamento deste edital significa potencializar as atividades de pesquisa, ensino e extensão, na área de cultura e no setor agropecuário, que terão impacto não apenas para a Uenf, mas também para instituições que atuam conosco em parceria. Isso permite que a Uenf possa cumprir sua missão junto à sociedade", afirma o reitor.

Confira, abaixo, a íntegra do edital:

Apoio à Infraestrutura de Pesquisa da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes