O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação divulga resultado do edital Apoio à Inserção de Mestres e Doutores nas Empresas
Publicado em: 03/10/2019
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação divulga resultado do edital Apoio à Inserção de Mestres e Doutores nas Empresas

Por Ascom Faperj

A Diretoria de Tecnologia da FAPERJ divulgou nesta quinta-feira, dia 3 de outubro, o resultado final do edital Apoio à Inserção de Pesquisadores em Empresas. O principal objetivo do edital é fomentar a inserção de mestres e doutores para executar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Busca assim estimular a cultura da inovação nas MPMEs, induzir o aumento do investimento privado no desenvolvimento tecnológico e a geração de empregos qualificados no Estado, assim como transferir o conhecimento gerado nas Instituições de Ciência e Tecnologia para o setor produtivo.

Foram submetidos 83 projetos, dos quais 39 foram aprovados. No total serão concedidas 49 bolsas, que permitirão a inserção de 36 mestres e 13 doutores em MPMEs do estado durante um ano. O conjunto de bolsas aprovadas irá representar um desembolso de R$ 2.302.800,00 durante os 12 meses de vigência do Programa.

Um estudo recente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE, 2014) mostrou que o desemprego entre os doutores titulados no Brasil girava em torno de 25,0%, ao passo que entre os mestres a situação era ainda pior: 35% estavam fora do mercado de trabalho. A consolidação da pós-graduação no país nos últimos 30 anos fortaleceu a capacidade científica brasileira e aumentou de maneira expressiva o número de mestres e doutores na população. Não obstante, o incremento na produção de conhecimento não resultou em aumento da capacidade de inovação, produtividade e na competitividade das empresas brasileiras. Isto ocorre devido à desarticulação entre a infraestrutura de ciência e tecnologia e o setor produtivo em nível nacional. Segundo levantamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC, 2011) a maior parte dos pesquisadores brasileiros está nas instituições de ensino superior (67,5%), enquanto que nas empresas a proporção é de apenas 26,2%, bastante abaixo dos índices de Estados Unidos, Coreia, Japão, China, Alemanha e França, entre outros países, onde mais de 50% dos pesquisadores trabalham em empresas.

"A baixa capacidade de absorção destes profissionais por parte das empresas brasileiras – com raras exceções, contribui para o baixo dinamismo e a reduzida taxa de inovação característica da estrutura produtiva nacional. A perda de competitividade decorrente destes fatores impede que as empresas, sobretudo MPMEs, apresentem crescimento consistente, atraiam profissionais mais qualificados e sejam capazes de oferecer remunerações mais altas", disse o diretor de Tecnologia da FAPERJ, Mauricio Guedes. "Desta forma, cria-se um ciclo vicioso que se retroalimenta e resulta em pouca inovação e pesquisadores altamente qualificados desempregados ou subempregados. Muitos deles aguardando por anos, em situação precária, um improvável concurso público", completou.  

Para Guedes, esta ação da Diretoria de Tecnologia da Fundação pretende, de um lado, dar a oportunidade para que as empresas percebam as vantagens da participação de mestres e doutores em seus quadros e se interessem pela continuidade destes profissionais nos seus quadros, como agentes do processo de inovação, e, por outro lado, propiciar que estes profissionais vivenciem a experiência de trabalhar em uma empresa e vislumbrem possibilidades de carreira e inserção no mercado de trabalho para além do mundo acadêmico. Ele enfatiza que, neste sentido, este programa está alinhado com as diretrizes da atual Diretoria de Tecnologia, que visa impulsionar os empreendimentos de base científico-tecnológica no estado, bem como pretende se tornar um broker do ecossistema de inovação fluminense. 

Confira o resultado final do Edital 06/2019 – Apoio à Inserção de Pesquisadores em Empresas

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes