O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Resultado: edital Apoio às Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro
Publicado em: 26/09/2019 | Atualizado em: 03/10/2019
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Resultado: edital Apoio às Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro

Por Ascom FAPERJ

A FAPERJ divulgou nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, o resultado final do edital Apoio às Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro. Foram aprovadas as nove propostas selecionadas na fase preliminar. Nesta fase inicial, haviam sido submetidas 21 propostas ao edital. O valor total das propostas aprovadas foi de R$ 332.223,00. As instituições contempladas foram a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal Fluminense (IFF), com três propostas aprovadas cada uma; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com duas propostas e por fim a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com uma proposta aprovada.  

O edital tem como objetivo apoiar as Empresas Juniores (EJ) fluminenses nas ações de prospecção e retenção de novos clientes através da participação em eventos empresariais, com foco na divulgação da marca e do portfólio de projetos, e da aquisição de equipamentos capazes de ampliar a gama de serviços prestados pela empresa.

As Empresas Juniores são associações civis sem fins lucrativos, formadas e geridas por alunos de cursos de graduação sob a supervisão de um professor orientador especialista na área. De acordo com o  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os principais objetivos dessas empresas são: fomentar o aprendizado prático dos graduandos em sua área de atuação; promover a interação entre a academia e o mercado de trabalho; e elaborar projetos na área de formação dos alunos.

Desse modo, as Empresas Juniores contemplam as necessidades de três grupos: os alunos, que se beneficiam da interação com os outros membros da empresa e da troca de conhecimento para desenvolver competências pessoais, profissionais e acadêmicas; as empresas, que têm acesso a projetos de boa qualidade por um baixo custo; e as universidades, que se fortalecem institucionalmente e expandem suas ações de extensão por meio dessas empresas. Neste sentido, as EJ contribuem para o desenvolvimento da sociedade, capacitando profissionais e oferecendo serviços com custos mais baixos para a comunidade local.

A participação em Empresas Juniores também aproxima os graduandos do empreendedorismo, pois os mesmos aprendem o funcionamento de uma empresa, vivem a experiência de trabalha nas diferentes áreas que compõem um negócio, têm a oportunidade de realizar projetos junto a empresas de diferentes portes e são desafiados a pensar, apresentar ideias e buscas soluções.

Elaborado a partir de uma articulação com a Rio Júnior, entidade que representa e auxilia as Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro em seu processo de desenvolvimento e regulamentação, o presente edital teve como foco ampliar a capacidade das EJ fluminenses em atrair e reter novos clientes, expandindo seu portfólio de serviços e seu faturamento, e, consequentemente, auxiliando no fortalecimento o movimento de empresas juniores no estado.

O edital, portanto, está em consonância com os objetivos da atual Diretoria de Tecnologia da FAPERJ, que busca impulsionar o empreendedorismo acadêmico, disseminar a cultura empreendedora entre os jovens e promover a interação entre as Instituições de Ensino Superior e as empresas.

Veja a lista com o resultado final do edital Apoio às Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro​

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes