O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Resultado: Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional
Publicado em: 12/08/2019 | Atualizado em: 15/08/2019
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Resultado: Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional

A Diretoria de Tecnologia da FAPERJ divulgou nesta segunda-feira, dia 12 de agosto, o resultado final do Edital Nº 08/2019 “Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional”. O objetivo do edital é apoiar projetos de iniciação ou pré-iniciação tecnológica que permitam aos discentes aplicarem conhecimentos teóricos na execução de projetos práticos, com a finalidade de participarem de competições cujo objeto seja a experiência com nova tecnologia, inovação ou empreendedorismo, especificamente de caráter educacional.

Foram submetidas 47 propostas, das quais 30 foram aprovadas. O valor total dos projetos aprovados foi de R$ 1.012.682,23. As instituições com mais contemplados foram a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (7), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Cefet (7), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj  (6) e a Universidade Federal Fluminense – UFF (6). A maioria dos projetos está ligada a área de Engenharias (20).

A participação em competições estimula os discentes a desenvolverem diversos tipos de habilidades, que incluem: competências técnicas relacionadas à criação de softwares e construção de veículos (carros, foguetes e barcos) e robôs; competências gerenciais ligadas à administração do projeto e gestão da equipe; e competências socioemocionais, necessárias para o relacionamento interpessoal com os outros membros da equipe. Além disso, a experiência de compor uma equipe de competição auxilia no processo de aprendizado, pois permite aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos nos cursos de graduação. Os discentes envolvidos nestes projetos tornam-se mais qualificados para o mercado de trabalho, assim como despertam para a possibilidade de criar negócios próprios baseados nos conhecimentos científicos e tecnológicos absorvidos.

A expansão dos campi universitários para o interior do estado nos últimos anos favoreceu a criação de equipes de competição em diversas cidades fora da Região Metropolitana. Nesta edição, um terço dos projetos aprovados foram de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) localizadas no interior. Este resultado é bastante relevante, pois estimula o desenvolvimento científico-tecnológico no interior do estado, e, por consequência, contribui para o desenvolvimento regional. No geral, a demanda por projetos deste tipo se mostrou bastante qualificada e superou os recursos previstos inicialmente, justificando novas edições do programa no futuro.

Por fim, cabe ressaltar que este edital está em consonância com os objetivos da atual Diretoria de Tecnologia da FAPERJ, que busca impulsionar o empreendedorismo de base científico-tecnológica entre os jovens, estimular o desenvolvimento regional e diversificar os ambientes de inovação no estado para além da metrópole.

Confira a lista dos contemplados no link abaixo:

Edital Nº 08/2019 – Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes