O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 30 de setembro a 5 de outubro de 2004
Publicado em: 30/09/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 30 de setembro a 5 de outubro de 2004

Finep entrega troféus a inovadores em noite de festa
Foram entregues na noite desta quinta-feira, 30 com uma grande festa nos jardins do Arquivo Nacional, no Centro do Rio os troféus do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2004 – Região Sudeste. O anúncio dos vencedores em cada uma das cinco categorias foi feito por representantes das classes artística, empresarial e acadêmica. A festa de premiação coroou um dia inteiro de debates sobre inovações tecnológicas. Antes do evento, também no Arquivo Nacional, foram realizados quatro painéis de discussões com representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia. Leia notícias sobre o Prêmio, com os finalistas de todas as regiões e conheça os finalistas do Sudeste.

 

FAPEMIG lança nova homepage
A homepage da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig – foi reformulada. Desde 30 de setembro, quem acessa o endereço www.fapemig.br já encontra uma página mais moderna. Segundo Virginia Banterli Ribeiro, coordenadora do Setor de Informática da Fundação, o novo projeto foi elaborado em busca de mais clareza nas informações e facilidade de navegação. Para o público-alvo, as novas ferramentas e novas tecnologias facilitarão a tarefa de encontrar as informações. A busca por palavra-chave, o mapa do site e o novo layout facilitarão a navegabilidade. Também foram elaboradas novas sessões, como a Sala de Imprensa onde jornalistas e outros interessados encontrarão fotos, notícias e o clipping eletrônico da Fundação.

 

“A nova homepage é mais uma demonstração da gestão modernizadora que se quer imprimir à instituição. O diálogo com a comunidade científica e a sociedade em geral será aprimorado por meio de uma página com design mais atraente e de atualização mais ágil”, disse o presidente da Fundação, José Geraldo de Freitas Drumond.

 

Morre o químico Giulio Massarani
Faleceu na terça-feira, 28 de setembro de 2004, o professor de engenharia química Giulio Massarani, um dos fundadores da Coppe/UFRJ. Mestre de muitos mestres que hoje integram o corpo docente da instituição, Giulio Massarani congregava a paixão pelo ensino e o espírito pioneiro daqueles que em 1963 juntaram-se ao mestre Alberto Luiz Coimbra para implantar a primeira pós-graduação em engenharia do Brasil. 

Massarani nasceu em Roma, em 16 de dezembro de 1937. Filho de judeus italianos, era o caçula dos três irmãos e veio com a família da Itália para o Rio de Janeiro com cerca de um ano e meio de idade, por causa da perseguição aos judeus.

Graduado em engenharia química e química industrial pela Escola Nacional de química da Universidade do Brasil, Massarani foi um dos primeiros professores do país a obter um título de mestre. Para isso, mudou-se para os Estados Unidos no início dos anos 60 e tornou-se mestre pela Universidade de Houston em 1963. Mais do que obter um título, sua principal motivação era trazer para o Brasil o que de mais moderno havia no ensino e pesquisa em engenharia química. Giulio Massarani foi Cientista do Nosso Estado da FAPERJ em 1999.

 

Ele deixou esposa - Edna - e quatro filhos - Mariana, Paulo, Luisa e Susana. O enterro de ocorreu no dia 29, no Cemitério Israelita do Cajú, no Rio de Janeiro. 
Leia mais no Planeta Coppe.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes