O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Dia Mundial contra a Tuberculose: 24 de março
Publicado em: 18/03/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Dia Mundial contra a Tuberculose: 24 de março

Na próxima segunda-feira, 24 de março, comemora-se o Dia Mundial contra a Tuberculose, uma doença reemergente que infecta cerca de 2 bilhões de pessoas (um terço da população mundial) e mata 3 milhões por ano, sendo a moléstia que mais vitima mulheres no mundo. O bacilo da tuberculose causa mais mortes do que qualquer outro agente infeccioso sozinho. A alta incidência da doença é causada pela pobreza, a fome, a superpopulação das grandes cidades, a AIDS e o envelhecimento.

"Nas últimas décadas o controle da TB foi grandemente negligenciado pelas políticas públicas, pela sociedade e mesmo pela comunidade científica na falsa ilusão de que o problema estaria resolvido e/ou sob controle", afirma o médico e pesquisador Celio Lopes Silva em artigo publicado no site da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (Rede TB).

O professor de Pneumologia e Tisiologia da UFRJ Afranio Lineu Kritski, "Cientista do nosso Estado" da Faperj e um dos vencedores do edital da área médica de 2002, acrescenta que falta ao Brasil uma visão de longo prazo na pesquisa científica. “A pesquisa básica é muito forte, os pesquisadores brasileiros publicam com freqüência em revistas internacionais, mas param por aí. O lucro vai para países ricos, que desenvolvem e patenteiam os fármacos, produzidos nos países em desenvolvimento como o Brasil”, diz. Ele lamenta que na nossa rede pública tenhamos que usar remédios produzidos por estrangeiros quando poderíamos criar por conta própria e analisá-los em condições de rotina através de pesquisas operacionais.

A Rede TB reúne cerca de 500 pesquisadores que trocam informações e resultados de pesquisas para melhor entender melhor a doença e buscar meios eficazes de controlá-la. A rede também tem como objetivo esclarecer melhor a população sobre os riscos da doença e formar pessoas capacitadas para o tratamento dos doentes e a pesquisa de formas de combate, como o desenvolvimento de vacinas e medicamentos. Com o passar dos anos, está se verificando um aumento progressivo de bacilos resistentes a medicamentos.

Leia também:

Rede contra a tuberculose

Mais informações:

World TB Day

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes