O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Congresso internacional debaterá relações entre universidade, indústria e governo
Publicado em: 23/09/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Congresso internacional debaterá relações entre universidade, indústria e governo

Estudiosos da integração entre universidade, indústria e governo já podem enviar propostas para a V Conferência Internacional da Hélice Tríplice: A capitalização do Conhecimento: aspecto cognitivo, econômico, social e cultural, que ocorrerá ocorrerá entre os dias 18 e 25 de maio de 2005 na cidade de Turim, Itália. Para a apresentação de workshops, o prazo de inscrições vai até 15 de outubro de 2004. Já a submissão de trabalhos pode ser feita até 1 de novembro.

 

De acordo com José Manoel Carvalho de Mello, consultor da FAPERJ e integrante da comissão diretora do evento, há vários indicativos de crescimento no Brasil da cultura da hélice tríplice, como é conhecida a relação universidade-indústria-governo. ”Um recente levantamento já aponta a existência de mais de 25 escritórios de transferência de tecnologia e propriedade intelectual funcionando em universidades”, afirma. 

 

Carvalho de Mello acrescenta que o Brasil é um dos países líderes mundiais no número de incubadoras de empresas e lembra que diversos parques tecnológicos estão surgindo, graças ao apoio governamental federal e dos estados, através das Fundações de Amparo à Pesquisa.

 

Rio Inovação: FAPERJ na vanguarda da hélice tríplice

 

No caso específico da FAPERJ, o edital do programa Rio Inovação é um exemplo da relação entre a inovação tecnológica e da cultura da hélice tríplice.

 

O Rio Inovação destina-se a apoiar inovadores e empresas de base tecnológica que possuam protótipos, produtos ou processos em fase final de desenvolvimento que tragam algum benefício para a sociedade fluminense.

 

O processo de seleção de seus candidatos tem chamado a atenção de agências de fomento do Brasil inteiro, como a Finep e a Fapesp, uma vez que não exige que o titular do projeto possua título ou vinculação acadêmica. Diferente de outros programas da FAPERJ, o Rio Inovação prioriza critérios como necessidades do mercado e a saúde financeira da empresa vinculada ao proponente.

 

Para José Manoel, o conceito de inovação tecnológica está diretamente ligado ao de hélice tríplice. “As inovações da atualidade são vistas como resultados das relações entre ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento nas universidades, indústrias e governo. Até recentemente o processo de inovação era entendido como uma seqüência linear de fases. Os resultados da pesquisa só eram utilizados posteriormente para desenvolvimentos, gerando produtos ou processos que seriam depois utilizados pelo mercado”, conclui o consultor da FAPERJ.

 

Melhores trabalhos serão publicados em revistas especializadas

 

O idioma oficial da V Conferência Internacional da Hélice Tríplice: A capitalização do Conhecimento: aspecto cognitivo, econômico, social e cultural será o inglês. Serão aceitos estudos relacionados à cultura da hélice tríplice nos campos sociologia das organizações, políticas regionais, gestão de negócios e finanças, economia industrial, propriedade intelectual, política e gestão da ciência e da tecnologia, sócio-economia e economia da inovação tecnológica, entre outros.

 

Durante a conferência, os trabalhos completos serão avaliados de acordo com sua qualidade e pertinência. Os melhores estudos irão compor capítulos de livros ou serão parte de números especiais de importantes revistas internacionais.

 

Para saber mais sobre o evento clique em agenda.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes